Rosa Meire Carvalho/ De Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna o pastor presbiteriano Jaime Nelson Wright, filho de pais americanos e defensor dos Direitos Humanos, um dos heróis e heroínas da pátria. A notícia da sanção da lei 14.573/2023, ocorrida no último dia 10/05, foi recebida com alegria pela família do pastor.

“Foi com muita alegria que recebi a notícia da lei sancionada. O reconhecimento da contribuição do projeto para a construção democrática é motivo de sentir-se honrada junto com ele”, afirmou Anita Wright, uma das filhas do homenageado.

O pastor presbiteriano Jaime Nelson Wright, um dos coordenadores do projeto Brasil Nunca Mais, morreu em 1999, aos 71 anos, após defesa incessante por Direitos Humanos no Brasil. Jaime Wright lutava pelo irmão, Paulo Stuart Wright, deputado estadual cassado por Santa Catarina e um dos presos políticos da ditadura, em 1973, cujos restos mortais nunca foram encontrados.

A honraria ao pastor presbiteriano foi instituída por meio da Lei de n. 14.573/2023. O Projeto de Lei  405/2019 (substituto ao PL n. 1836/2015) encaminhado à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a iniciativa do então deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO) e relatoria do deputado federal Fabio Arns (PSB/PR). A notícia da sanção foi encaminhada ao Congresso no último dia 16/05.

Homenagem

Para a cientista política e professora universitária, Sonia Jay Wright, terceira dos cinco filhos do pastor Jaime Nelson, a assinatura é um momento bastante esperado pela família. “Meus agradecimentos aos congressistas que viabilizaram esse momento, junto das pessoas e organizações que lutam por Direitos Humanos, inclusive Lula, nosso presidente”, disse.

Segundo a professora Sonia, récem-aposentada pela Universidade Federal da Bahia, a luta da família continua para encontrar os restos mortais de seu “tio Paulo”, como carinhosamente se refere ao familiar desaparecido no período da ditadura.

Assim como a irmã, Anita Wright também acredita que o governo Lula possa finalizar o trabalho de devolver a paz às famílias dos desaparecidos. “Temos esperança de que os restos mortais de nosso tio estejam entre as ossadas encontradas no Cemitério de Perus, em São Paulo. Esta homenagem ao nosso pai faz parte desse recomeço”,  complementou.

Nome no Panteão

Foto: Peninha 120 / Wikipedia

A inscrição do nome do homenageado no Livro de Aço do Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, situado em Brasília, está na essência do Projeto de n. 11.597/2007 que criou a honraria. A homenagem, ainda com data a ser marcada, tem entre seus ritos cerimônia  destinada àqueles que deram a vida pela pátria, com a presença da família.

Capa do livro Brasil Nunca Mais – Foto: Reprodução

Jaime Wright é conhecido por ter sido um dos coordenadores do projeto Brasil Nunca Mais, que analisou mais de 1 milhão de documentos sobre a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e ajudou a desvendar os crimes perpetrados no período e seus responsáveis. O projeto resultou no livro intitulado “Brasil Nunca Mais”.

———

Foto Destaque: Memorial da Democracia