Por: Rosa Meire, de Salvador

Salvador aderiu na tarde do sábado, 09/04, à manifestação de protesto “Bolsonaro Nunca Mais!” contra o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Milhares de manifestantes saíram em passeata às 14 horas, da Praça do Campo Grande em direção ao Farol da Barra, organizada por movimentos sociais e centrais sindicais que retornaram às ruas em mais um dia de manifestação. O ato se juntou ao protesto organizado em cerca de 70 cidades do Brasil e na Suíça contra o aumento da inflação, dos preços dos combustíveis, do desemprego, da fome e da carestia.

A caminhada “Bolsonaro Nunca Mais” em Salvador foi pacífica. Durante todo o percurso de 4 km os participantes chamaram a atenção, portando faixas e cartazes e lançando palavras de ordem contra o governo Bolsonaro. O ato contou com a presença de representantes de partidos políticos, como o PT, PC do B, PCB, centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e de movimentos sociais que se revezaram ao microfone, instalado em cima de um caminhão.

Ato se juntou ao protesto organizado em cerca de 70 cidades do Brasil e na Suíça contra o aumento da inflação, dos preços dos combustíveis, do desemprego, da fome e da carestia

“Chega de Bolsonaro!”

Milhares de manifestantes saíram em passeata às 14 horas, da Praça do Campo Grande em direção ao Farol da Barra

Durante o trajeto registraram presença no evento parlamentares como as vereadoras de Salvador, Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Gomes (PC do B); os deputados estaduais Olívia Santana (PC do B) e Robinson Almeida (PT). Todos foram enfáticos nas críticas ao governo Bolsonaro. A vereadora Aladilce lembrou da importância de que a resistência ao atual governo seja feita de forma permanente. “Nas ruas, todos os dias, nas redes, fazendo a disputa política e de resistência ao bolsonarismo, que vive através das fake news”, observou.

A deputada estadual Olívia Santana fez uma intervenção lúcida sobre os desafios que o Brasil vem enfrentando. Ao chegar ao Porto da Barra a deputada mencionou a beleza do encontro da manifestação com o cenário em que se encontravam centenas de banhistas. E a necessidade de a população lutar contra medidas reacionárias do governo federal, haja vista os retrocessos em muitos dos setores nacionais que têm marcado o atual governo.

Robinson: “Um governo que não cuida do povo, que não protege a economia, que provocou a maior onda de desemprego da nossa história e precarizou os direitos trabalhistas” Fotos: Rosa Meire

Robinson Almeida, por sua vez, criticou a alta da inflação e do custo de vida. Também denunciou a incapacidade do governo Bolsonaro de dar soluções aos variados problemas do país. “Um governo que não cuida do povo, que não protege a economia, que provocou a maior onda de desemprego da nossa história e precarizou os direitos trabalhistas e dos aposentados e que só faz destruir o que milhares de brasileiros fizeram nas gerações passadas. Esse governo só faz vender e acabar e dissemina o ódio como a marca de fazer política”, desabafou!

O ato “Fora Bolsonaro” foi encerrado por volta das 18 horas, no Farol da Barra.