Até este domingo, 12, a Associação Médica Brasileira – AMB – já recebeu mais 3.000 denúncias sobre falta de Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs – em estabelecimentos de saúde do Brasil. O Estado de Sergipe tem 16 denúncias e vários municípios foram denunciados.

No levantamento feito pela AMB os municípios sergipanos e as localidades onde faltam os equipamentos citados são:

Sergipe (SE) Aracaju Hospital e Maternidade Santa Isabel
Sergipe (SE) Aracaju SAMU
Sergipe (SE) Aracaju Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Sergipe (SE) Aracaju Hospital Regional de Estância
Sergipe (SE) Aracaju Hospital de Urgência de Sergipe
Sergipe (SE) Aracaju Hospital São José
Sergipe (SE) Boquim UBS Raimundo Nogueira de Carvalho
Sergipe (SE) Cristinápolis Clínica 24h de Saúde da Família Maria Dantas de Carvalho
Sergipe (SE) Nossa Senhora da Glória Clínica da Família Rosa Maria dos Santos Sobrinho

 

Entre os EPIs em falta estão álcool gel 70% (35%), máscaras tipo N95 ou PFF2 (87%), luvas (26%), gorro (45%), óculos ou Face Shield (70%), capote impermeável (66%), entre outros (17%).

Os municípios mais denunciados no País apontados na pesquisa são: São Paulo, SP (342), Rio de Janeiro, RJ (179), Porto Alegre, RS (132), Brasília, DF (80), Belém, PA (65), Belo Horizonte, MG (59), Recife, PE (43), Santos, SP (36), Manaus, AM (34) e Teresina, PI (32).

Os cinco Estados com os maiores números de denúncias foram São Paulo com 1.082, Rio de Janeiro com 333, Minas Gerais com 309, Rio Grande do Sul com 228, e Paraná com 130.

As denúncias estão sendo feitas no site https://amb.org.br/epi/ por médicos e profissionais de saúde. As denúncias sobre os casos de falta de Equipamento de Proteção Individual no combate ao coronavírus são feitas de forma totalmente anônima. No mesmo local a população pode acompanhar os dados da pesquisa. Os estabelecimentos que informarem a solução dos problemas serão retirados da lista, que apresenta detalhes sobre os EPIs que faltam em cada local.

 

* Com informações da AMB

Foto: AMB