Triquíase é uma condição patológica em que os cílios estão fora da posição correta, e acabam tocando os olhos. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, qualquer pessoa pode desenvolver a doença, sendo mais comum em adultos. 

O oftalmologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Herlon Pinheiro, explicou que essa alteração na pestana pode acarretar diversos desconfortos, como ardor, lacrimejamento, vermelhidão, sensação de corpo estranho, e até reações oculares mais graves, como úlcera corneana. 

“Não tem uma causa específica para desenvolver a triquíase, pode acontecer com pacientes que têm hiperfalite crônica, ou com pacientes que têm alterações sistêmicas como perfiloide ou queimaduras palpebrais, que podem alterar o crescimento dos cílios, que acabam crescendo de forma invertida”, esclareceu. 

O especialista informa que é uma doença fácil de ser diagnosticada, e que deve ser feita pelo oftalmologista. O tratamento para essa condição ocular poderia ser através de aplicação de laser, ou retirada com a pinça.

—————————

Fonte: Hapvida

Foto: Divulgação/Ascom