O defensor público, Vinícius Menezes Barreto, será empossado no cargo de defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe no dia 6 de outubro. A solenidade acontecerá às 17h, no auditório do Ministério Público, localizado na Avenida Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, 505, Bairro Capucho.

Vinícius Barreto foi eleito pelos defensores públicos com 91% dos votos para o Biênio 2022/2024.  Ele sucederá o Defensor Público-Geral, José Leó de Carvalho Neto, que comandou a instituição nos Biênios 2018/2020 e 2020/2022.

Perfil do defensor-geral

Natural de Aracaju, Sergipe, Vinícius Menezes Barreto é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduado em Processo Civil pela Escola de Magistratura de Sergipe (Esmese).

Trajetória profissional

Foi técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe; assessor parlamentar na Câmara de Vereadores do Município de Aracaju e analista do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Exerceu a advocacia com atuação, em especial, em processos cíveis, tributários, administrativos e comerciais.

Ingressou na Defensoria Pública do Estado em 2008; foi secretário da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese); membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado por dois biênios, integrante do Núcleo de Execuções Penais e do Núcleo de Flagrante Delito e Presos Provisórios. Atuou na Comarca de Japaratuba e no Tribunal do Júri da Capital como Titular da 10ª Defensoria Pública Criminal do Júri por mais de oito anos.

O membro da Defensoria Pública foi escolhido por unanimidade pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado para o cargo de subdefensor público-geral para os Biênios 2018/2020 e 2020/2022 na gestão do defensor público-geral, José Leó de Carvalho Neto.

—————-

Fonte: Defensoria Pública do Estado de Sergipe

Foto: Ascom