Alunos do Colégio Estadual Dom Luciano, componentes do Projeto Central de Estudos Linguísticos e Literários lançam oficialmente a companhia ‘O Canto do Teatro’.
O projeto é fruto das aulas de língua e literatura do professor Fabiano Oliveira. Os alunos acompanham a agenda do mestre e já se apresentaram no Teatro Lourival Baptista, Teatro Atheneu e Biblioteca Epifânio Dória. O próximo grande desafio é levar para os teatros o espetáculo Vestido de Noiva, peça de 1943, de Nelson Rodrigues.
O Canto do Teatro possui três vertentes. Os alunos fazem canto, dança e encenam peças de teatro. A ideia do professor é unir e utilizar os textos em avaliações quantitativas.
Desafios
“O desafio é enorme, o processo de conquista é longo e o amadurecimento é continuo. No primeiro momento, os alunos aprendem técnicas de teatro, como entonação e comportamento no palco, mas as primeiras apresentações já anunciam que a companhia veio para marcar espaço e fazer história”, afirma Fabiano.
A primeira apresentação se deu mês passado, junto à turnê do professor Fabiano, intitulada “O Enem, O sonho & você”, no Teatro Atheneu. “Tenho percebido o interesse deles pelas artes, principalmente, o teatro. O gosto pela leitura é um exercício constante e, para apresentar ao público é preciso ler”, diz o professor.
Nas aulas, o educador já tem percebido a diferença nas apresentações dos seminários, pois os alunos que fazem teatro têm uma presença mais marcante na hora de passar o conteúdo.
Ensaios
A companhia O canto do Teatro é formada por uma média de 60 alunos, que se distribuem em várias vertentes. “Fundei a companhia para que eles já estejam amadurecidos na Vitrine Literária que acontece há três anos na Orla da Atalaia e que este ano promete muitas surpresas”, ressalta.
Os alunos ensaiam às 12h, no horário do almoço, no auditório da escola. “Fiquei surpreso quando vi que de alguma forma, eles já se reuniam sozinhos, cada um com seu papel. Alguns já se mostram muito envolvidos e, já margeiam o profissionalismo. Estão mais críticos e se julgam quando algo não acontece como previsto nos ensaios”, destaca.
Fabiano revela que conta com monitores que auxiliam o trabalho junto ao aluno. Segundo ele, essas parcerias são de fundamental importância para que possa colocar os espetáculos no palco.
Agenda
Para a diretora do Dom Luciano, Marli Barreto, uma companhia de teatro como o Canto do Teatro dentro do Dom é um incentivo à pesquisa literária, já que apresentará temas diversos e sociais para o público. Outro ponto positivo é que eles ficam mais tempo no ambiente escolar, pois é um trabalho que se desenvolve no decorrer do ano”, ressalta.
A expectativa dos alunos é grande para a apresentação no Teatro Tobias Barreto. Uma significativa produção será preparada para que o público conheça o talento dos alunos da escola pública.
Estreia
Para outubro serão três as apresentações. Já tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo alguns alunos dos Colégios João Costa, Tobias, Paulino, Djenal Queiroz e Nelson Mandela.
A aluna Bruna Firmo diz que apresentar-se num grande teatro é desafiador. “Estou muito ansiosa, já que é um lugar público de grande importância para a cultura sergipana, isso nos dá uma sensação de que somos importantes e que está valendo a pena todo o esforço”, diz.
Bruna não nega a ansiedade para estrear Vestido de noiva, apresentada na sala pelo professor Fabiano Oliveira. “A expectativa é enorme, mal posso esperar para saber tudo sobre a obra, ensaiar e aprender mais técnicas sobre o teatro”, revela.
Grandes obras
A estudante Fernanda Morais, diz que além de descobrir talentos, ama estar no palco, ama a sensação de nervosismo, ama o drama e contracenar está em sua alma.
A Companhia de Teatro do Dom Luciano pretende abordar temas e retratar grandes obras da literatura. A estreia se deu com um texto que aborda drogas, violência, aborto, comportamento, no entanto, as lentes literárias irão predominar. Capitu (Personagem), O cortiço, Os saltimbancos e Vidas Secas já estão na lista para serem encenados.
Deixar Um Comentário