O Prêmio Salão de Gramado de Design, promovido pelo Salão de Gramado, é considerado “O Oscar do Design do Brasil”, porque celebra as indústrias e os designers que se destacaram pela excelência e criatividade. Tem como proposta promover o setor de móveis e decorações em geral através das indústrias, qualificar e contribuir com a evolução do design autêntico; incentivar e estimular o genuíno que favorece o bem-estar e descobrir novos talentos criativos, visando o futuro e o legado para o setor moveleiro.
Com a idealização e a curadoria da designer gaúcha Marta Manente, o Prêmio Salão de Gramado de Design tem papel fundamental na evolução do segmento moveleiro de alto padrão, a fim de fortalecer e potencializar a ferramenta fundamental para agregar valor ao mercado de design assinado, ao produto e às marcas produtoras.
Foram aproximadamente 150 peças inscritas, vinte e sete foram selecionadas para a 2ª fase e vinte avaliadas para concorrerem ao Prêmio. Os vencedores concorreram nas seguintes categorias: Design com tecnologia emprega à produção; Design com traços contemporâneos; Brasilidade aplicada ao design; Iluminação e objetos de design para casa; Design de impacto positivo e Talento em ascensão.
A avaliação ocorreu em duas etapas, uma seleção remota e a segunda presencial, realizada pelo time composto por; Natasha Schlobach – designer e diretora geral da ADP (Associação dos Designers de Produtos), Eleone Prestes – jornalista especializada em arquitetura e design, Renata Maynart – editora da revista Donna (GZH), Thaissa Wiezel – diretora de desenvolvimento comercial na Tramare Tecidos, Bobby Krell – consultor no mercado de arquitetura e decoração Bobby Krell e pelos designers Leonardo Bueno e Dimitri Locisk.
O júri foi unanime em afirmar o quanto o design brasileiro tem potencial, muitos jovens designers ascendendo ao mercado e se surpreenderam com o que viram, avaliaram e na seriedade da organização e da curadoria do Prêmio.
Os vencedores da categoria ouro receberam o troféu “Olga Krell” (in memorian), a grande dama da decoração no Brasil, uma das idealizadoras da feira Salão de Gramado na sua primeira edição no ano de 1998 e responsável pela criação da revista Casa Claudia e outros títulos, que se tornaram referências no mercado da arquitetura e decoração.
Confira a seguir os vencedores e cada categoria:
Design com tecnologia empregada à produção

Criada pelo designer: Ibanez Razzera
Produzido pela Indústria Tumar Móveis
Destaque para o mobiliário criado a partir do uso diferenciado de matérias primas tecnológicas; peças feitas com materiais inovadores, sustentáveis e preocupados com o design circular; produtos produzidos com maquinários de alta performance técnica.
——

Criada pelo designer Neuri Henkel
Produzido pela Indústria Lazz Interni
——

Criada pelo designer Everton Visentini
Produzido pela Indústria Memor Design
——
Design com traços contemporâneos
Destaque para mobiliário inteligente e de estilo contemporâneo.

Criado pela designer Vanessa Martins
Produzido pela Indústria Asa Estofados
——

Criado pelo designer Tiago Zanotto
Produzido pela Indústria Vila Imperial Estofados
——

Criada pelas designers Francine Bortoli e Yamara Del Ben
Produzido pela Indústria Arcidealle
—–
Brasilidade aplicada ao design:
Destaque para mobiliário que possa representar o DNA criativo do Brasil, produtos feitos a mão e peças com materiais nativos ou ancestrais.

De designer Leandro Gava
Produzido pela Indústria Memor Design
——-

De designer Lucas Pasterchak
Produzido pela Indústria: Arcidealle
—–
O Troféu Ouro desta categoria, a comissão julgadora definiu por não premiar os projetos finalistas, por nenhum ter atendido 100% os requisitos solicitados no regulamento do prêmio.Importante ressaltar que, o júri foi soberano sob qualquer decisão técnica deste evento.
—–
Prêmio Menção Honrosa à categoria Brasilidade aplicada ao design

De designer Kleber Alves
Produzido pela Indústria Móveis Jardim
—–
Iluminação e objeto de design para casa
Destaque para peças de iluminação ou objetos decorativos de design que representem o novo design brasileiro


Troféu Ouro vai para o projeto: Luminária Bilboquê
Criada pela designer Beth Hargreaves
Produzido pela Indústria Carpintaria Juiz de Fora
——
Troféu Prata vai para o projeto: Linha Texturas

Produzido pela Indústria Henkel 3Decor
——
O Troféu Bronze desta categoria: a comissão julgadora definiu por não premiar nenhum dos projetos finalistas por não atenderem 100% dos requisitos solicitados no regulamento do prêmio.
—–
Prêmio Menção Honrosa

De designer Pâmela Oliveira
Produzido pela Indústria Monterraro
—–
Design de impacto positivo
Destaque para mobiliário que represente a mudança positiva das vivências atuais pós pandemia, sejam em espaços residenciais ou corporativos, peças que favoreçam a inclusão social ou que gerem impacto positivo no uso das pessoas que necessitam de mobiliário especial.

Criado pelo designer André Vitarelli
Produzido pela Indústria Di Brianza
—–
O Troféu Bronze vai para o projeto: Tapete Cabaça

Produzido pela Indústria Trapos e Fiapos
—–
Troféu Prata vai para o projeto: Chapeleira Clio

Produzido pela Indústria Infinity Studio Design
——
Talento em ascensão
Destaque em lançar novos talentos no mercado. Direcionado à jovens designers formados com até 25 anos de idade com propostas inovadoras. Esta categoria contou com a votação aberta do público além da pontuação do júri técnico.

Criada pela jovem designer Caroline Costi
Produzido pela Suffa Ind. De Móveis
—-
Talento em ascensão – Menção Honrosa
Destaque para talentos femininos no mercado criativo, direcionado a qualquer idade. Projetos de produtos de designers mulheres que representam o setor de design, mobiliário ou decoração de alto padrão. Esta categoria também contou com a votação aberta do público através das redes sociais, além da pontuação do júri técnico.

Criada pelas designers Francine Bortoli e Yamara Del Ben
Produzido pela Indústria Arcidealle
—-
Projeto: Sofá Niotho

Produzido pela Suffa Ind. De Móveis
—–
Todos os produtos finalistas ficarão em exposição na mostra de design, que foi realizada durante a 9ª edição do Salão de Gramado de 5 a 8 de junho, no pavilhão Serra Park.
Deixar Um Comentário