O senador Antonio Carlos Valadares, PSB-SE, realizou pronunciamento no Plenário lamentando estatísticas que colocam Sergipe e Aracaju na liderança de mortes violentas no País. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira, 30, apontam que o Estado é o mais violento com uma taxa de 64 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Já Aracaju é considerada a Capital mais violenta com uma taxa de 66,7 assassinatos por cem mil habitantes. O Brasil registrou o maior número de assassinatos da história em 2016, sendo 7 pessoas foram mortas por hora no País.

Para Valadares, esses dados estarrecedores refletem a realidade crítica que o estado se encontra. “Essas cifras tão alarmantes simbolizam, acima de tudo, o descompromisso de um governo que praticamente abandonou as ações prioritárias no campo da educação, da saúde, da segurança pública, e passou a se preocupar única e exclusivamente com as eleições do próximo ano”, protesta.

Valadares voltou a questionar projeto do Governo de Sergipe propondo um empréstimo à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 560 milhões para consertar estradas. “No momento em que estavam sobrando recursos do Proinveste, o Governo foi incapaz de descobrir que, ali na frente, a prioridade, além da educação e saúde, seria o conserto das estradas. Mas não o fez”, disse.

Para o senador, esse compromisso financeiro é de alto valor, principalmente para um estado que está em crise. “O Governo de Sergipe planejou esse empréstimo com frieza e objetividade, tendo ciência de que nenhuma preocupação terá quanto ao seu pagamento. Vai tapar os buracos das estradas, jogando no colo de seus sucessores a responsabilidade de gerir uma dívida astronômica”, concluiu.

Fonte: Ascom / Senador Antonio Carlos Valadares

Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado