Neste mês de dezembro, o Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, por meio dos alunos do curso de Radiologia, participou do 1° Congresso Nordestino de Radiologia. A Instituição de Ensino Superior saiu vitoriosa ao receber o prêmio de trabalho destaque. O projeto foi elaborado pelo aluno Diego Fabrício e sua orientadora Carolina Abreu, professora do curso de Radiologia da Uninassau. Com o tema “Aplicações de Técnicas Radiológicas em Artefatos Bioarqueológicos”, ele foi desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC 2023/2024), no qual o estudante é bolsista.

Neste trabalho premiado, também houve a colaboração da aluna bolsista PIC Michele Batista e da professora Larissa Cunha. Com o prêmio, Diego ainda ganhou uma pós-graduação em Ressonância Magnética e a inscrição para participar da Jornada Paulista de Radiologia (JPR-2024), considerado o maior evento de Radiologia da América Latina.  

A orientadora e professora Carolina Abreu ressaltou a importância da premiação para a comunidade acadêmica sergipana. “Ganhar o prêmio de trabalho destaque representa, para nós, o fortalecimento da ciência sergipana, principalmente porque o projeto aborda o desenvolvimento de uma área de estudo relativamente nova a nível Brasil: a Arqueometria. É uma maneira de conhecer os nossos antepassados históricos e pré-históricos e contar a história deles por meio de estudos físico-químicos e radiológicos graças aos achados arqueológicos oriundos de diversas civilizações. A ciência abre essa janela de oportunidades, que, com os incentivos adequados, permite que possamos nos desenvolver como pesquisadores, incentivando a formação de nossos alunos e ofertando para a população estudada respostas sobre sua história”. A docente também agradeceu o apoio recebido pela Uninassau.

—————

Fonte: Uninassau

Foto: Ascom