A Universidade Federal de Sergipe – UFS –, com a publicação da Portaria Nº 928/2021/GR, autorizou a retomada das solenidades presenciais de colação de grau, desde que todas as regras de segurança sanitária frente à pandemia da Covid-19 sejam seguidas. Dessa forma, as cerimônias devem ser organizadas e realizadas pelo centro acadêmico ou campus correspondente, incluindo os campi de Itabaiana, do Sertão, de Laranjeiras e de Lagarto.
“As colações passam a ser autorizadas a partir da Portaria Nº 928, que coloca sob condição de realização de qualquer atividade o respeito ao Protocolo de Biossegurança. As colações de grau devem ser um momento de festa, porém com segurança sanitária para todos”, afirma o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard.
Os alunos interessados que integralizaram os cursos nos períodos letivos 2019.2, 2020.1 e 2020.2 e que estejam aptos podem solicitar a participação na colação de grau presencial. Para isso, é preciso manifestar interesse pelo formulário eletrônico até a próxima quarta-feira, 15 de setembro.
O preenchimento do formulário precisa ser feito com o e-mail acadêmico e os estudantes que já solicitaram a colação de grau não presencial não poderão participar da solenidade presencial. A lista de alunos aptos está disponível no site da Prograd.
Essa cerimônia está sendo colocada em prática com foco na redução de público e evitando aglomerações por conta do novo Coronavírus. Somente os alunos graduandos estarão presentes, ficando proibida a presença de familiares e amigos.
As solenidades ocorrerão apenas nos turnos matutino e vespertino e a possibilidade de transmissão ao vivo por meio da TV UFS sujeita-se à análise e confirmação da existência de condições técnicas e de pessoal. Para isso, é necessário um agendamento prévio de, no mínimo, 10 dias corridos por parte do centro acadêmico ou do Cerimonial junto à TV UFS.
Procedimentos durante a cerimônia
Os concludentes deverão comparecer à cerimônia com 30 minutos de antecedência e apresentar documento de identificação. Todos devem estar de beca e o uso da máscara é obrigatório em todos os momentos da colação de grau.
O Cerimonial informa que cada aluno precisa levar sua própria caneta azul para assinar a ata, também seguindo recomendações sanitárias de combate à pandemia.
Colação de grau não presencial
Para os graduandos que não tenham interesse na cerimônia presencial, a UFS continuará ofertando a modalidade de colação de grau não presencial. Nesse caso, fica sob responsabilidade do aluno a abertura do processo por meio do envio do requerimento preenchido e dos documentos obrigatórios para o e-mail protocoloufs@gmail.com.
Quem optar pela modalidade não presencial não poderá, sob nenhuma hipótese, participar da solenidade de colação de grau autorizada pela Portaria Nº 928/2021/GR.
—————————
Fonte: UFS
Foto: Ascom UFS
Deixar Um Comentário