POR SUELI CARVALHO

Setor aéreo de Sergipe registra crescimento

Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – revelam que Sergipe apresentou a movimentação de 69.459 passageiros no último mês de julho no Aeroporto Internacional de Aracaju. Os números representam um demonstrativo de uma tendência de aquecimento nas atividades turísticas no Estado. Em agosto estão sendo ofertados 80.422 assentos, com estimativa de 75% de ocupação.Os dados indicam também uma recuperação da demanda aérea, com índices satisfatórios na ocupação de assentos. Para o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, os números garantem a viabilidade das operações desenvolvidas pelas companhias aéreas em Aracaju, garantindo a manutenção das linhas aéreas e servido de alicerce para o aumento do número de voos. “Precisamos aumentar a base de passageiros para que possa haver diminuição nas tarifas que ainda estão em patamares acima do desejável”, disse Sales Neto. (Foto: Ascom /Setur)

———————–

Ceará é eleito melhor destino nacional

Ilha do Guajiru, Itarema, Ceará  Foto: Gentil Barreira – Ascom Setur /CE

O Ceará foi eleito como o melhor entre os estados brasileiros na categoria “destino nacional” na 43ª edição da Aviesp Expo, organizada pela Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo. A escolha dos vencedores do Top Aviesp 2020 aconteceu por meio de votação eletrônica, no período de 27 de janeiro a 2 de março de 2020. A entrega dos prêmios acontecerá durante a feira, que será realizada entre os dias 26 e 27 de outubro no Centro de Eventos do Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, SP.

——————–

Julho é considerado melhor mês para o Setor hoteleiro

Índice registrado no último mês, de 44,23%, é o maior desde o início da pandemia no país Foto: Gustavo Messina/MTur

A retomada do turismo para o setor hoteleiro ganhou fôlego em julho deste ano. É o que apontou um levantamento realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB – que trouxe uma alta de 19,4% na taxa de ocupação hoteleira entre junho e julho. O índice registrado no último mês, de 44,23%, é o maior desde o início da pandemia no país. O destaque vai para a região Nordeste, que aumentou em quase 40% a taxa de ocupação de seus hotéis, ultrapassando mais da metade dos quartos utilizados no período. Outro destaque da pesquisa foram as unidades do Sul do país, região onde a taxa de ocupação hoteleira apresentou alta de cerca de 32%. A capital gaúcha, por exemplo, se aproximou da metade das unidades preenchidas. No Sudeste, o crescimento chegou a 15,3%, e no Centro-Oeste, o índice avançou 9,4%. A região Norte registrou um leve acréscimo, de 0,46%, permanecendo com mais da metade dos quartos ocupados.

——————–

Turismo se reaquece em Alagoas

Perspectiva para o setor em Alagoas é cada vez mais positiva Foto: Ascom / Sedetur-AL

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país e a retomada gradual e segura do turismo, a perspectiva para o setor em Alagoas é cada vez mais positiva. A proximidade da recuperação total após a queda causada pela pandemia é comprovada pelos dois principais termômetros do segmento: a movimentação de passageiros, que subiu 1.011% no último mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado, no ápice da pandemia, e a ocupação hoteleira, que registrou aumento de 232% em julho, comparado a julho de 2020. A retomada corresponde também ao aumento da oferta de emprego e renda no Estado, uma vez que segmentos atrelados de forma direta e indireta à atividade econômica acompanham o momento promissor do setor, como explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, ao projetar resultados positivos já para este segundo semestre de 2021. A ocupação também é fruto do trabalho de promoção e divulgação do Destino Alagoas realizado pelo Estado, que seguiu firme durante toda a crise sanitária, fechando parcerias com as principais operadoras do país, a exemplo da Decolar, Rappi Travel, CVC, Azul Viagens e Agaxtur.

———————–

Estrada do Chocolate é preparada para voltar a receber turistas

Imagine vivenciar os tempos áureos dos coronéis do cacau, onde a riqueza e os costumes eram diretamente ligados à lavoura do fruto que é a matéria-prima para a produção do chocolate. Essa experiência estará disponível em Ilhéus, considerada a capital da Costa do Cacau, que se prepara para receber os turistas no período pós-pandemia. O visitante irá encontrar no município, além de belas praias, cultura e patrimônio histórico, uma atração rural diferente. A Estrada do Chocolate, no acesso norte da cidade (ligação Ilhéus-Uruçuca), será reativada pela Secretaria de Turismo do Estado – Setur/BA – com nova sinalização turística e melhorias na pista, a partir de outubro. O roteiro inclui passeios por antigas fazendas de cacau, em meio à Mata Atlântica, oferecendo uma viagem ao passado instigante. No enredo, a história dos coronéis e suas fortunas, desde o plantio do fruto, passando pelos hábitos das famílias, o auge e a crise, com a praga da vassoura de bruxa, até a chegada das fábricas de chocolate na região, que poderão ser visitadas também. “É um destino especial que desperta o interesse de brasileiros e estrangeiros. Conversamos com o trade para otimizar as ações da retomada, seguindo protocolos de biossegurança. Vamos realizar intervenções para facilitar o acesso às fazendas, no entorno da Estrada do Chocolate. A Costa do Cacau vai voltar mais atrativa e com melhor infraestrutura “, afirmou o secretário Maurício Bacelar.

—————-

Paraíba receberá voos extras fretados pela Azul na alta estação

Azul Linhas Aéreas anunciou o início de dois voos extras dedicados para João Pessoa Foto: Cacio Murilo / Empresa Paraibana de Turismo

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur –, confirmou na última sexta-feira, 27, que a Azul Linhas Aéreas anunciou o início de dois voos extras dedicados (fretamento) a partir do dia 26 de dezembro para João Pessoa. Os voos sairão dos aeroportos de Confins e Uberlândia, em Minas Gerais, sempre aos domingos, durante toda a temporada de alta estação. De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a chegada desses voos dedicados é resultado das ações que a estatal de turismo tem mantido com a Azul no processo de divulgação do Destino Paraíba no mercado brasileiro. A parceria da PBTur com a companhia aérea prevê ainda mídia institucional do Destino Paraíba nas aeronaves, na revista de bordo e nos meios digitais da companhia aérea. Também será produzida reportagem sobre a Paraíba para ser veiculada na revista de bordo da Azul, com os exemplares sendo distribuídos para os passageiros em todos os voos nacionais e internacionais da companhia. Em setembro, a PBtur e a Abih-PB farão blitze em lojas de Minas Gerais e São Paulo para divulgar os voos fretados da alta estação! “Vamos lutar para que esses voos sejam um sucesso e assim se tornem voos regulares”, finalizou Ruth Avelino.

————–

Latam anuncia voos diretos no Maranhão para o Piauí e Ceará

Rotas São Luís-Teresina e São Luís-Fortaleza são parte do movimento de retomada da malha aérea Foto: Divulgação

A Latam acaba de anunciar dois novos voos diretos para São Luís. As rotas São Luís-Teresina e São Luís-Fortaleza são parte do movimento de retomada da malha aérea e buscam melhor atender os viajantes com origem ou destino ao Maranhão e às capitais e municípios mais próximos. “Temos feito um trabalho incessante para reconstrução da malha aérea com várias empresas que tem interesse em retomar e criar novos voos no Maranhão. E a diminuição de impostos pelo governo no ano passado também contribuiu nas nossas negociações. Em breve, divulgaremos mais rotas para o Estado”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior. Do Maranhão ao Piauí o novo trajeto será 6 vezes mais rápido. O que antes demandava pelo menos 5h30 de viagem com conexão em Brasília, se tornará 1 hora de voo direto. E, para chegar ao Ceará, o novo voo tornará a rota 5 vezes mais rápida, num voo de 1h15, sem a necessidade de uma viagem de pelo menos 6h30 com conexão no Distrito Federal. “É nosso compromisso permanecermos atentos a todas as oportunidades de retomada da malha aérea na medida em que avança o processo de vacinação contra a Covid-19. A partir de 2 de novembro, o voo direto São Luís – Teresina beneficiará uma série de municípios maranhenses próximos a Teresina – como Caxias e Codó, na região dos Cocais. E o voo São Luís – Fortaleza, que, infelizmente paramos de operar em abril no ano passado em função da pandemia, voltará a decolar em 31 de outubro”, destaca Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam Brasil.