POR SUELI CARVALHO
Crescimento do número de voos em agosto
As companhias aéreas que atuam no Brasil alcançaram, no mês de agosto, 70% do número de voos realizados no cenário pré-pandemia, em março de 2020, com uma média de 1.680 partidas diárias. Este é o quatro mês consecutivo de crescimento no número de voos nacionais e o segundo melhor desempenho desde o início da pandemia – em janeiro de 2021 o índice alcançou 75%. Os resultados foram apontados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas – Abear –, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o percentual reflete o início de uma forte retomada, a partir do avanço da vacinação em todo o país. “O crescimento no número de voos reflete o compromisso do governo federal em vacinar toda a população brasileira. Com o aumento no número de pessoas vacinadas, o que temos visto é o retorno das atividades turísticas. Ou seja, imunizadas, as pessoas já começaram a retomar as viagens pelo país. E temos trabalhado incansavelmente para possibilitar que, de forma segura e responsável, esse retorno das atividades turísticas no país se consolide e possamos ter uma retomada retumbante”, destacou Machado Neto. (Foto: MTur)
———
Nova diretoria da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio é empossada
Na tarde da última quinta-feira, 19, aconteceu a posse do novo coordenador da Câmara Empresarial de Turismo – Cetur –, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe – Fecomércio –, Bruno Dórea. Na oportunidade, também tomou posse o vice-coordenador, Gustavo Paixão. O novo coordenador destacou que o momento é de fortalecer a união das atividades que pertencem ao setor de turismo do Estado, para promover Sergipe como destino turístico nacional, inserindo o Estado no mapa do turismo brasileiro. “Quero agradecer a oportunidade de coordenar a Câmara Empresarial de Turismo, juntamente com Gustavo, nesse momento diferente em que estamos vivendo. Agora é a hora de recomeçar o trabalho, para encadear todos os setores que o turismo atende, pois precisamos entrar no mapa do turismo nacional. Tenho certeza de que todos os participantes da Câmara Empresarial querem o melhor para o turismo do Estado e essa união nos fará mais fortes, pois temos a chance de refazer o turismo, trabalhando em todas as vertentes, pois as atividades do turismo não competem entre si. Elas se complementam. O momento é de união para fazer nosso turismo decolar e mudar o cenário de nosso Estado”, ressaltou.
———-
Rio de Janeiro começa a preparar Réveillon 2022
Os Cadernos de Encargos do Réveillon carioca já foram lançados para que empresas interessadas na promoção da festa possam obter todos os detalhes do evento. Os cadernos são uma orientação para as empresas apresentarem projetos para a festa. Os parceiros escolhidos ficam responsáveis pela criação, desenvolvimento do projeto, planejamento, execução e prestação de contas. Em contrapartida, terão permissão de uso da marca na realização do Réveillon. Um documento é exclusivo para o Ano Novo em Copacabana, que terá três palcos. O outro detalha a virada em mais dez locais: Boulevard Olímpico e Praça Guilherme da Silveira, em Bangu, que pela primeira vez terão comemoração; IAPI da Penha; Praça Paulo da Portela, no Parque Madureira; Praia do Flamengo; Praia da Moreninha, em Paquetá; Praia da Bica, na Ilha do Governador; Praia da Capela, em Guaratiba; Praia de Sepetiba e Piscinão de Ramos. Outra novidade para a chegada de 2022 é o retorno da queima de fogos à Igreja de Penha. De acordo com a Riotur, duas licitações ainda serão abertas para a contratação das empresas responsáveis pelas balsas e pela queima de fogos. A Prefeitura ressalta que as comemorações do Réveillon estão condicionadas ao cenário epidemiológico da pandemia na capital.
———-
Projeto Galinhos: Território Seguro e Sustentável é apresentado
De forma inédita, o Governo do Rio Grande do Norte apresentou o projeto Galinhos: Território Seguro e Sustentável. O estudo faz parte de iniciativa das Secretarias de Estado de Saúde Pública – Sesap – e Turismo – Setur –, em parceria com a Prefeitura de Galinhos e Universidade Federal do RN, e vai desenvolver ações para o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável do município, incluindo o distrito de Galos e assentamento Pirangi. O município de Galinhos, situado na microrregião de Macau e distante 166 km da capital, tem grande potencial e é um dos mais importantes destinos turísticos da região, tendo o turismo como principal fonte econômica. A escolha para o projeto piloto se deve à facilidade de implantação em destino turístico de pequeno porte com baixo número de habitantes, para atingir as ações estratégicas programadas nos eixos pré-estabelecidos no projeto — turístico econômico, epidemiológico sanitário e ambiental social. A governadora Fátima Bezerra aprovou e se mostrou entusiasmada com a apresentação. “É um projeto pioneiro e muito importante para os moradores e empresários do município, principalmente por carregar responsabilidade social, tão indispensável atualmente. A escolha dos eixos para estudo, a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a preocupação com o momento delicado vivenciado com a pandemia são fundamentais. Afinal, esse cenário não acabou”, observou.
———-
Ilha de Comandatuba e Vitória da Conquista ganham voos regulares da Latam
No dia 2 de setembro, a companhia aérea Latam inaugura a linha entre o aeroporto de Congonhas e a Ilha de Comandatuba, no litoral Sul da Bahia. Já em 6 de dezembro, terá início a nova rota Guarulhos – Vitória da Conquista, na zona turística Caminhos do Sudoeste. Os voos serão operados por aeronaves Airbus A320, que acomodam 170 passageiros. A rota São Paulo-Congonhas – Comandatuba terá duas frequências por semana. As quintas-feiras, a aeronave decola de Congonhas às 9h15 e pousa em Comandatuba às 11h15. O retorno será no mesmo dia, às 12h05, com chegada às 14h10. Aos domingos, decola de Congonhas às 12h15 e pousa em Comandatuba às 14h25. No mesmo dia, retorna às 15h05, com pouso previsto em São Paulo às 17h10. A Latam já atendia a Ilha de Comandatuba, no município de Una, na zona turística Costa do Cacau, mas não regularmente, apenas com voos charters. A rota São Paulo-Guarulhos – Vitória da Conquista terá cinco frequências semanais. As decolagens em Guarulhos (SP) serão às 8h, com chegada na cidade baiana às 10h05. As viagens reversas terão partida às 10h40, com pouso em São Paulo às 12h40. Para orientar os passageiros que desembarcam em Conquista, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia implantará um posto do Serviço de Atendimento ao Turista – SAT – no aeroporto Glauber Rocha. “Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as boas notícias não param de chegar. Na semana passada, foram os voos da Azul, para Guanambi e Lençóis. Agora, a Latam anuncia mais duas linhas. As negociações para retomar voos interrompidos durante a pandemia e atrair novas rotas continuam”, declarou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.
———-
Centro de Convenções de Sergipe: fomento ao Turismo de negócios
No último dia 9, o Governo de Sergipe realizou a entrega da reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe – CCS. A solenidade foi prestigiada pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, pelo secretário do Turismo, Sales Neto, demais secretários de Estado, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, autoridades, políticos e representantes de entidades ligadas ao turismo, além de Antônio Mamede, CEO do grupo AM Malls, que passou a administrar o Centro de Convenções. “Estamos entregando o Centro de Convenções de forma programada, com a estrutura física pronta, em um investimento de R$ 30 milhões, dentro da parceria firmada com o grupo AM Malls. Para nós, é extremamente importante essa parceria público-privada. Este momento se divide no agora, que é a entrega deste equipamento, e no futuro próximo, que é do seu funcionamento. Com a concessão, a gente já começa com uma economia de cerca de R$ 10 milhões, que serão investidos pela empresa para equipar o espaço e esse valor não precisa sair do Estado”, afirmou o governador. Antônio Mamede, CEO do grupo AM Malls, também pontuou os benefícios da parceria firmada entre a empresa e o Estado. “Nossa expectativa é oferecer, através dessa parceria público-privada, o maior espaço de atrações corporativas para o Estado, incluindo o Centro de Convenções AM Malls Sergipe no hall de maiores do Brasil e Sergipe no celeiro capaz de sediar os mais grandiosos eventos, tais como, feiras nacionais e internacionais, congressos, seminários, palestras, shows, entre outras atrações realizadas no país”, afirmou.
—-
Centro de Convenções: fomento ao Turismo de Negócios II
A reforma realizada pelo Governo de Sergipe possibilitou a ampliação da área construída em mais de 78% (6.183,37 m² a mais), passando de 7.926,82 m² para 14.110,19 m². Já a área total é de 23.287,04 m². Dentre as principais intervenções, está a construção de um novo pavilhão. O pavilhão principal do CCS tem capacidade para 6.500 pessoas em pé ou 4.500 pessoas sentadas. Já o pavilhão novo está apto a receber 1.500 sentadas ou 2.000 pessoas em pé. Nos demais auditórios, há a disponibilidade para 570 pessoas sentadas. Ao todo, o CCS tem capacidade para receber cerca de 8.500 pessoas em pé e 6.570 sentadas. O pavilhão estará habilitado para a realização de grandes eventos (feiras, exposições, espetáculos). “A obra ficou mais moderna, foi ampliada, modernizada. A empresa tem nos dito os investimentos que fará em tecnologia, dos restaurantes, coworking, que o objetivo é dar vida a esse espaço não apenas na época dos grandes eventos, mas que ele possa ter vida durante o ano todo, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto”, conclui.
Deixar Um Comentário