POR SUELI CARVALHO

Setur/SE e CVC firmam parceria para voo charter e ações promocionais

Nesta quarta-feira, 11, o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, reuniu-se em São Paulo com o CEO da CVC, Leonel Andrade, e com o diretor executivo de Produtos da CVC, Sylvio Ferraz Júnior com o objetivo de impulsionar a demanda turística em Sergipe durante o período de alta estação. Um dos temas tratados durante o encontro foi o impulsionamento do turismo em Sergipe, por meio de mídia compartilhada em convênio com a Abih/Sergipe. A parceria viabilizará ações conjuntas com a CVC Corp, divulgando o Destino Sergipe nos principais mercados do país. Além disso, foi fechado um acordo para um voo charter que será um divisor de águas. Foram firmadas, também, parcerias para ações de marketing nos multicanais da CVC, block charters com companhias aéreas para o período — que permite a operadora de turismo reservar assentos em voos com um preço menor que o regular, e ampliar o número de voos com o aumento da demanda. Outro iniciativa discutida foi a realização de Famtours com os principais agentes de viagem da empresa para que possam conhecer Sergipe e vender os produtos locais com mais propriedade. (Foto: Setur/SE)

——-

Curso de Atendimento ao Turista já conta com mais de 7 mil inscritos

Em pouco mais de três meses desde a reabertura do curso de Atendimento ao Turista, o Ministério do Turismo já registrou 7.169 inscrições. A qualificação é ofertada gratuitamente por meio da plataforma online Brasil Braços Abertos – BBA – a estudantes e profissionais que já atuam ou pretendem ingressar no setor de turismo. Até agora, os Estados com maior número de alunos inscritos são: Rio de Janeiro (1.293), São Paulo (1.261), Rio Grande do Sul (566) e Minas Gerais (448). O curso de Atendimento ao Turista é voltado para pessoas com mais de 15 anos e pode ser realizado a partir de equipamentos conectados à internet, como computadores, tablets e smartphones. As inscrições se estendem até o dia 30 de dezembro de 2021 e os alunos devem concluir o curso até 6 de março de 2022. A partir do momento da inscrição, já é possível iniciar o curso. Com 80 horas/aula, o curso se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. Os temas são abordados com uma linguagem simples e englobando, por exemplo, noções de inglês, ética e marketing transmitidos por meio de jogos e vídeos. Para emissão de certificado é necessário somar um total de 696 pontos no sistema. Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir o documento, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ –, que é válido como curso de extensão.

—–

Taxa de ocupação hoteleira cresce 53% em Alagoas

Destino Alagoas é um dos mais buscados nas principais plataformas de vendas de viagens Foto: Lucas Meneses / Sedetur

Com o avanço na vacinação e o cumprimento dos protocolos de distanciamento social recomendados pela Organização Mundial da Saúde – OMS –, o Destino Alagoas é um dos mais buscados nas principais plataformas de vendas de viagens. A prova disso é que a ocupação hoteleira do mês de julho no Estado registrou um aumento de 53% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados, fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas – Abih-AL –, que conta com aproximadamente 90 associados em todas as regiões turísticas do Estado, mostram que a taxa média de ocupação hoteleira de julho do ano passado foi de 23,11%, enquanto a taxa de julho deste ano registrou uma média de ocupação de 76,92% dos leitos. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, a retomada gradual do turismo e as taxas de ocupação dos hotéis mostram que o estado está superando os desafios que foram apresentados com a pandemia. A retomada gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas também registra cerca de 1.533 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.

Rio Grande do Norte participa da WTM 2021

Destino terá um estande virtual, no qual será possível agendar reuniões virtuais com os expositores Foto: Setur/RN

O Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur – integra mais uma vez o principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, a WTM Latin America 2021. O destino terá um estande virtual, no qual será possível agendar reuniões virtuais com os expositores, e será o único do Nordeste a participar do painel sobre Turismo e Sustentabilidade, no qual temas como sustentabilidade dos destinos e negócios no Turismo serão abordados, assim como as ações e iniciativas do RN nesse aspecto. Com duração de 30 minutos, o programa irá ao ar nesta quinta-feira, 12, às 9h30, dentro da plataforma da WTM e depois ficará disponível online para os participantes. “A WTM Latin America 2021 irá nos conectar com mercados emissores importantes, gerando oportunidade de negócios nacionalmente e internacionalmente para o trade potiguar, que estará junto conosco neste evento”, pontua o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.

——-

Setur/BA promove zonas turísticas em feira internacional de negócios

Destinos da Bahia estão sendo apresentados pela Secretaria de Turismo do Estado na WTM Latin America 2021 Foto: Setur/BA

Os destinos da Bahia estão sendo apresentados pela Secretaria de Turismo do Estado – Setur – na WTM Latin America 2021, a principal feira da América Latina voltada para negócios entre empresas que oferecem serviços turísticos. O evento foi aberto na terça, 10, e segue até esta quinta, 12, em formato virtual. A previsão é que 600 expositores, de 50 países, participem do encontro, que inclui mais de 40 conferências e palestras. Em pauta, a retomada do turismo no período pós-pandemia, sustentabilidade, tecnologia e diversidade. A Setur promove na feira as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, assim denominadas: Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Caminhos do Sertão, Costa das Baleias, Lagos e Cânions do São Francisco, Vale do São Francisco, Chapada Diamantina, Caminhos do Oeste, Caminhos do Jiquiriçá e Caminhos do Sudoeste.

—–

Férias de julho marcam a forte retomada do turismo do Rio de Janeiro

Petrópolis, na Serra Verde Imperial, que marcou 53% de ocupação há dois anos agora apresentou 75% Foto: Drone Imperial

As férias de julho foram motivo de comemoração para o setor turístico. Isso porque, segundo levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro –Abih-RJ –, o interior fluminense fechou o mês com 51,05% de quartos de hotéis reservados. Por conta da época do ano, o estudo aponta maior procura por destinos localizados na serra. Vassouras, na região do Vale do Café, se destaca com 83% de ocupação hoteleira no mês. Há outros municípios que mostram dados positivos, como Petrópolis, na Serra Verde Imperial, que marcou 53% de ocupação há dois anos e agora apresentou 75%. A região das Agulhas Negras, que tradicionalmente registra bons números durante o inverno, também apontou um crescimento em comparação a 2019. É o caso de Itatiaia/Penedo, que marcou 44% e agora atingiu 55% de quartos reservados. Seguindo a tendência padrão dos viajantes, o público chegou, prioritariamente, através de viagens rodoviárias e os grupos familiares se destacaram. Para a Secretaria de Estado de Turismo – Setur-RJ –, o levantamento aponta uma tendência já identificada para o turismo na retomada das atividades: viagens de curta duração, que podem ser feitas de carro ou ônibus. Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou a origem da grande maioria dos viajantes.

—–

Atrativos capixabas são apresentados em feira internacional

Destaques no estande capixaba são as praias, montanhas, observação de baleias e o Circuito Três Santas Setur/ES

O destino Espírito Santo integra o estande virtual do Ministério do Turismo na feira WTM Latin America, que acontece até esta quinta-feira, 12, em formato virtual. São destaques no estande capixaba as praias, montanhas, observação de baleias e o Circuito Três Santas. A feira é um dos principais  eventos da indústria de viagens e turismo. No estande do Espírito Santo o internauta tem acesso a imagens de vários pontos turísticos do Estado, vídeo promocional e acesso à revista digital sobre o Estado e o Circuito Três Santas. “Nosso espaço proporciona ao internauta conhecer nossos principais atrativos e, por meio dos canais ali dispostos, buscar na Setur mais informações”, destaca a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro. A WTM Latin America é uma vitrine de novos destinos e produtos. Entre os expositores, agências de turismo, companhias aéreas, produtos de luxo e empresas de viagens e tecnologias. Os interessados podem acessar o site do evento e realizar seu credenciamento de forma gratuita https://bit.ly/3fToKI4.