POR SUELI CARVALHO

Desenvolvimento do Turismo na Barra dos Coqueiros

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, reuniu-se na manhã dessa quarta, 4, com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, e sua equipe, para tratar de projetos de desenvolvimento do turismo no município. Para Sales Neto, a Barra dos Coqueiros é um município com muito potencial para atração de investimentos e implementação de empreendimentos do setor de turismo. “Hoje, recebemos o prefeito Alberto Macedo e sua equipe, além do empresário Emanoel Oliveira, e colocamos a Setur à disposição para viabilizar a implantação de empreendimentos que irão potencializar o desenvolvimento do turismo, como a construção de um Resort de Bangalôs, que será genuinamente sergipano. São ações como essas que colocarão Sergipe em lugar privilegiado nas prateleiras do turismo de todo o país”, disse.

Desenvolvimento do Turismo na Barra dos Coqueiros II

Secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, reuniu-se na manhã dessa quarta, 4, com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, e sua equipe Fotos: Ascom Setur

Na oportunidade, foram apresentados os projetos de reestruturação da Praia da Costa, revitalização da Orla da Rua da Frente, que prevê a construção de um moderno e arrojado píer no Rio Sergipe, com vistas a Aracaju, além de implementação de dois grandes restaurantes franqueados, um teatro e quiosques para alojar pequenos comerciantes. Além disso, a Setur garantiu a inserção da Feira de Artesanato no calendário de Turismo do Estado, que será realizada todos os meses, e contará com exposição do artesanato local, gastronomia e apresentações artísticas e culturais. A realização está prevista para o segundo final de semana de cada mês, a partir de setembro, e a feira deverá ter ainda praça de alimentação, food trucks e espaço kids. Participaram da reunião o prefeito Alberto Macedo; o vice-prefeito, Tinho Martins; o secretário de Turismo, Ariston Porto; o secretário Adjunto de Assuntos Jurídicos, Carlos Montalvão e o empresário Manoel Oliveira.

——

Salvador tem primeira temporada turística de observação de baleias

Após uma hora de barco mar adentro, saindo da capital, já é possível observar as primeiras baleias Foto: Ascom/ Setur

Cerca de 25 mil baleias visitarão o litoral da Bahia nos próximos meses. Já vistos no Arquipélago de Abrolhos, Porto Seguro e Litoral Norte, estes animais passeiam por Salvador também, onde é possível vê-los de perto. Para assistir às acrobacias e ouvir os sons emitidos pelas jubartes, a Rede Mar Brasil, através do Projeto Baleias Soteropolitanas – PBS, promove a primeira temporada de Turismo de Observação de Baleia Embarcado – Tobe, a partir deste mês de agosto. A equipe do projeto realizou, nos dias 28 e 29 de julho, saídas de barco a fim de mapear pontos de avistagem de baleias e coletar informações relevantes para fortalecer a luta pela sua preservação, através do turismo educativo e ciência. “O diferencial do Baleias Soteropolitanas é a observação das baleias com cunho para além do turismo, envolvendo ciência, meio ambiente, preocupação social e resgate histórico e cultural desde as práticas de caça e extração do óleo para iluminação pública, entre outras utilizações que dizimaram, por muitos anos, a espécie aqui na região”, afirma William Freitas, presidente da Rede Mar e idealizador do projeto. Após uma hora de barco mar adentro, saindo da capital, já é possível observar as primeiras baleias. Além do passeio de avistagem, o cruzeiro é uma excelente oportunidade para o turista conhecer Salvador da perspectiva que a fez ser a primeira capital do Brasil, a vista do mar para a terra, e conhecer um pouco da sua história e fundação, para entender a relação das baleias jubartes com a cidade que antes as caçava e, agora, as protege e abriga.

—-

Recife recebe primeiro voo da ITA Transportes Aéreos I

Nova companhia aérea brasileira, começou a operar no Recife, no domingo,  1º de agosto Foto: Dondinho

A ITA Transportes Aéreos, mais nova companhia aérea brasileira, começou a operar no Recife, no domingo,  1º de agosto. O voo inaugural com a rota Guarulhos – Recife – Maceió se tornou mais uma opção conectando Recife a esses destinos. Ao aterrissar na capital pernambucana, a aeronave foi celebrada com um batismo, viabilizado com o apoio do Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti. “A chegada da ITA Transportes Aéreos ao Recife amplia a nossa malha aérea e a possibilidade de que mais turistas nos visitem, além de gerar novos negócios e empregos. Tenho orgulho em dizer que a nossa cidade se preparou muito bem para esse momento de retomada segura do turismo e da economia. Todos os nossos atrativos já estão reabertos e funcionando de acordo com os protocolos de segurança sanitária. Tanto que fomos contemplados com o Selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), chancelado pela Organização Mundial do Turismo. Recife tá ON e pronta para receber e acolher todas e todos”, pontua a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

—-

Recife recebe primeiro voo da ITA Transportes Aéreos II

O diretor de Engenharia e Manutenção de Aeronaves da ITA, Alberto Castro Correntti, participou do voo inaugural e, assim como a tripulação e passageiros, foi recepcionado com a solenidade realizada no aeroporto. O representante da ITA acredita que a companhia chegou na hora certa. “Este momento de pandemia despertou uma vontade ainda maior nas pessoas de viajar e, no brasil, os brasileiros têm procurado ainda mais pelo nordeste Com certeza vamos ter um mercado muito consolidado”, afirmou.  

——

Ceará sediará edição híbrida AbavExpo e Collab

48ª edição da maior feira de turismo da América Latina será realizada no Centro de Eventos do Ceará Foto: Setur/Ceará

No período de 6 a 8 de outubro será realizada uma edição itinerante da AbavExpo. A Abav Nacional comunicou que a AbavExpo volta a ser itinerante, estreando a retomada do formato em Fortaleza, após ser fixada em São Paulo desde 2013. A 48ª edição da maior feira de turismo da América Latina será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em versão híbrida, com atividades presenciais com controle sanitário e ações virtuais. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Magda Nassar, a volta do formato itinerante tem o objetivo de fomentar a retomada do turismo no Brasil. “Essas mudanças anunciadas partiram da nossa necessidade de mostrar o Brasil ao trade, e entendemos que o Ceará é um destino grandioso e reconhecido no Exterior. É importante ter o protagonismo do nosso produto neste momento de retomada”, declarou a presidente da Abav. O evento prevê ainda proporcionar experiências virtuais por todo o Ceará e com tradução em mais de 20 idiomas. Entre outros cuidados sanitários já planejados, a montagem da estrutura será prévia à chegada dos expositores e controlada.

—–

Natal é um dos destinos mais buscados no País

Decolar.com aponta Natal como o quarto destino mais pesquisado em sua plataforma Foto: Argemiro Lima/ Secom Prefeitura do Natal

A  “Decolar.com”, que comercializa passagens aéreas via sistema online, apontou a capital potiguar como o quarto destino mais pesquisado em sua plataforma. Os dados reforçam números já divulgados recentemente por outra plataforma, a Kayak. O estudo desenvolvido pela Decolar, empresa de viagens na América Latina, analisou as tendências de destinos nacionais para as férias no meio de ano com base nas buscas por pacotes de viagens nos canais de venda (site e app). Natal surge na quarta colocação entre os mais buscados. Em meio à pandemia, a empresa acredita que as escolhas por locais de turismo ao ar livre estejam como prioridade. Segundo os dados compilados pela “Decolar.com”, a capital potiguar surge como o segundo destino quando a pesquisa se restringe ao Nordeste. Maceió surge na primeira colocação, seguido de Natal, Porto Seguro (5º), Fortaleza (6º), Porto de Galinhas (8º), Salvador (9º), Recife (10º), Maragogi (13º), João Pessoa (14º) e Jericoacoara (15º). “Esses números são o reflexo de que estamos no caminho certo. Natal tem um potencial enorme nessa área que é a principal fonte de renda do município”, comenta o prefeito Álvaro Dias. O secretário de turismo, Fernando Fernandes relembrou que, além do resultado das pesquisas da Kayak e da Decolar.com, recentemente Natal apareceu na oitava posição dentro da categoria Destinos em Alta do ranking da Traveler’s Choice Awards, pesquisa do renomado site de viagens Trip Advisor. Resultados da pesquisa “Decolar.com”: 1º Gramado (RS);  2º Rio de Janeiro (RJ);  3º Maceió (AL); 4º Natal (RN); 5º Porto Seguro (BA);  6º Fortaleza (CE);  7º Porto Alegre (RS);  8º Porto de Galinhas (PE); 9º Salvador (BA);  10º Recife (PE);  11º Foz do Iguaçu (PR);  12º Florianópolis (SC);  13º Maragogi (AL);  14º João Pessoa (PB);  15º Jericoacoara (CE).

——

Cursos gratuitos de inglês e espanhol

Inscrições para os cursos de Inglês e gratuitos encerram no próximo domingo, 8 de agosto Foto: Capes / MEC

Estão abertas até o próximo domingo, 8, as inscrições para os cursos de Inglês e gratuitos oferecidos pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins – IFTO. Podem se inscrever os  trabalhadores do setor de turismo e estudantes. Ao todo, são ofertadas 3.800 vagas para qualificação nas modalidades de inglês ou espanhol. Não perca esta oportunidade e inscreva-se AQUI! O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de agosto no site da IFTO. Os cursos terão início no dia 1º de setembro e seguem o formato de ensino a distância (EaD), com carga horária de 200h cada. As qualificações apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais adaptados aos idiomas, aproximando-se, assim, da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. Já as aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.