O Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE -, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos -Nupemec -, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ -, iniciou nesta segunda-feira, 15, Curso de Formação de Instrutores em Mediação Judicial e Conciliação. Além de capacitar servidores do TJSE, lotados no Cejusc, participam também do curso integrantes dos Tribunais de Justiça dos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A abertura do evento foi realizada pela presidente do Nupemec, desembargadora Ana Lúcia Freire dos Anjos, que deu boas-vindas aos participantes e destacou a mediação e a conciliação como um dos pilares para a pacificação social e a redução na demanda de processos no Judiciário nacional. O curso segue até a próxima sexta-feira, 19, ministrado pelo juiz Federal do TRF da 4ª Região, João Batista Lazzari e pela servidora formadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Dionara Alburquerque.

Servidores do TJSE e de outros Tribunais participam da capacitação Fotos: TJSE

“Neste curso de formação de instrutores em mediação e conciliação trabalhamos as questões metodológicas e de conteúdo material. Hoje o primeiro ato do processo é a conciliação e a mediação e, para isso, servidores e magistrados devem estar plenamente capacitados para conduzir as sessões. O foco da capacitação é formar pessoas que irão multiplicar os conhecimentos para aqueles que irão de fato realizar as conciliações”, explicou o juiz e instrutor do curso João Lazzari.

A juíza coordenadora do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania – Cejusc -, Dra. Adelaide Moura, afirmou que a mediação e a conciliação são “as formas mais maduras” de se resolver um conflito. “É uma nova visão de Poder Judiciário, uma nova forma de entrega da prestação jurisdicional para a sociedade”, concluiu a magistrada.

Fonte: TJSE