O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe – TJSE – aprovou, por unanimidade, nesta quarta, 18, Moção de Congratulações em homenagem ao centenário do juiz Osório de Araújo Ramos.

O desembargador Ruy Pinheiro foi o autor da propositura. Durante a sessão, ele destacou as características marcantes do homenageado. “O Dr. Osório foi um homem justo, equilibrado, de notório saber e conduta ilibada, cujas palavras sempre traziam conforto e crescimento para quem as ouvia”, disse.

De acordo com o Pleno, é um orgulho prestar esta homenagem a um homem que sempre viveu à frente do seu tempo, com tantas experiências, ensinamentos e muita sabedoria em tudo que fez.

Biografia

O juiz de Direito Osório de Araújo Ramos nasceu em Aracaju, em 22 de abril de 1918, e faleceu em 26 de junho de 1986. Iniciou a vida pública como Exator Estadual, em Campo do Brito. Foi diretor do Montepio do Estado de Sergipe, hoje Ipes e do Tesouro do Estado de Sergipe. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe, na 1ª Turma, em 1955 e ingressou na magistratura mediante concurso público, sendo nomeado juiz de Direito da então Comarca de Riachão do Dantas. Após ser promovido por merecimento para as Comarcas de Lagarto e Estância, o juiz Osório de Araújo Ramos aposentou-se em 1968, mas continuou a exercer a advocacia militante.

Ocupou vários cargos na OAB/SE, entre eles o de tesoureiro, secretário e presidente. Também foi secretário de Finanças do Município de Aracaju, na administração de Aloísio Campos.

 

* Com informações do TJSE

Foto: TJSE