Nesta segunda-feira, 25, a Termelétrica que está sendo construída na Barra dos Coqueiros, pela Celse – Centrais Elétricas de Sergipe – empresa responsável pela implantação da maior e mais eficiente usina termoelétrica a gás natural da América Latina: a UTE Porto de Sergipe I, começa a receber as três turbinas a gás 7HA do empreendimento.
Para o transporte dos equipamentos, que juntos pesam cerca de 800 toneladas, foi necessário fazer uma mudança no trânsito da Rodovia SE-100, que dá acesso a Termelétrica. É que o transporte das turbinas é lento. A rodovia estará interditada das 7h30 às 17h, da segunda, 25, terça, 26, quinta, 28, e sexta-feira, 29. O trecho interditado compreende da saída da Barra dos Coqueiros até a rotatória do Porto de Sergipe.
A turbina a gás 7 HA da GE é a primeira do gênero a chegar ao Brasil e vai operar no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, que quando entrar em operação será a maior termoelétrica a gás natural do país. A usina termelétrica a gás natural se mostra também, uma alternativa mais ambientalmente responsável, produzindo 90% menos poluentes em comparação com usinas a diesel e carvão.
O Complexo
A UTE Porto de Sergipe I entrará em operação comercial em janeiro de 2020. O combustível utilizado será o gás natural liquefeito, uma solução mais eficaz e menos poluente em comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina terá capacidade equivalente a 15% da demanda de energia do Nordeste, com potência de 1.551MW.
Com investimento na ordem de R$ 6,4 bilhões em tecnologia de ponta, o empreendimento, situado no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros, município da Região Metropolitana de Aracaju, vai gerar 2,5 mil empregos diretos durante as obras, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
* Com informações da Celse e GE
Foto: GE
Deixar Um Comentário