O Comitê de Política Monetária – Copom – do Banco Central, decidiu ontem, 21, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 6,50% a.a. Esta é 12ª vez seguida que os juros básicos da economia são reduzidos pelo Banco Central.
De acordo com o Copom, a evolução do cenário básico tornou adequada a redução da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta reunião. Para a próxima reunião, o Comitê vê, neste momento, como apropriada uma flexibilização monetária moderada adicional.
Na justificativa do Copom para a queda dos juros é apontada que o conjunto dos indicadores de atividade econômica mostra recuperação consistente da economia brasileira e o cenário externo tem se mostrado favorável, na medida em que a atividade econômica cresce globalmente e isso tem contribuído até o momento para manter o apetite ao risco em relação a economias emergentes.
Outra avaliação do Comitê é que o cenário básico para a inflação evoluiu de forma mais benigna que o esperado no início do ano. Segundo o Copom, o comportamento da inflação permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária.
Além disso, para o Copom as expectativas de inflação para 2018 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 3,6% e as expectativas para 2019 e 2020 situam-se em torno de 4,2% e de 4,0%, respectivamente.
Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Ilan Goldfajn (presidente), Carlos Viana de Carvalho, Isaac Sidney Menezes Ferreira, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso, Paulo Sérgio Neves de Souza, Reinaldo Le Grazie, Sidnei Corrêa Marques e Tiago Couto Berriel.
* Com informações do Copom
Deixar Um Comentário