É semana de Troféu Brasil e os olhos da comunidade gímnica já estão todos voltados para o Planalto Central. A tendência é de casa cheia. E não é fácil lotar o ginásio Nilson Nelson, que acomoda cerca de 11 mil espectadores. Para se ter uma ideia, o penúltimo lote de entradas esgotou-se em apenas 20 minutos. E quem quiser acompanhar as transmissões poderá escolher entre SporTV e Canal Olímpico.
Trata-se de uma competição por aparelhos, o que confere ao evento uma dinâmica específica. Cada ginasta pode se inscrever em quais aparelhos quiser. Mas não há somatória de pontos para se apontar os donos das medalhas do individual geral nem da disputa por equipes, que não fazem parte do programa. “Algumas ginastas optam por se apresentar somente nos aparelhos em que são mais competitivas, outras se inscrevem em vários para testar suas rotinas. As estratégias são muitas. É uma competição muito empolgante”, explica Elaine Gueriero, diretora de arbitragem da Ginástica Artística Feminina.
Robson Caballero, que exercerá o cargo de diretor de arbitragem da Ginástica Artística Masculina, e que fala com a autoridade de quem está envolvido há muitos anos no esporte, está empolgado com a realização do evento na capital. “Brasília sempre foi um centro da ginástica também. Ao longo do tempo, sempre tivemos equipe representante do Distrito Federal em nossas competições. E o Nilson Nelson é um templo do esporte. Eu me recordo que a última competição de grande porte que tivemos lá foi a Gimnasíada de 2013. Para nós, voltar a um dos berços da ginástica brasileira é sempre gratificante. E penso ainda que o público, que tem acompanhado tantos shows de nossos ginastas pelo mundo afora, está com muita expectativa para ver a competição in loco”.
Há um ingrediente que adiciona competitividade ao evento. Ele servirá para as comissões técnicas observarem os atletas visando às futuras convocações das Seleções Brasileiras para estágios de treinamento e competições. Um dos eventos que estão próximos no calendário é o Campeonato Pan-Americano de Assunção, no final deste mês.
A fase classificatória do Troféu Brasil vai se desenrolar na sexta-feira, 9. Os oito mais bem classificados em cada aparelho voltam a competir nas finais, marcadas para domingo, 11.
Programação Completa: https://sge.cbginastica.com.br/_uploads/relatorioEvento/1-relatorioEvento-1746469366.pdf
Fonte: CBG
Foto: Divulgação/Ascom CBG
Deixar Um Comentário