Em 2016 foi o ano de debut do Studio Marta Manente na Semana de Design de Milão. De lá para cá, foram cinco exposições tanto de Fuori Salone quanto Isaloni, em que as peças da designer gaúcha foram expostas e lançadas na capital internacional do design representando o design brasileiro.
Esse ano, celebrando o retorno do Salone del Móbile presencial, em collab com a paulista Modalle, a designer Marta Manente estará com três peças sendo expostas no Hall 18 – RHO Fiera Milano, são elas: poltrona Sancho, luminária Jericoacora e mesa lateral Andros.
Poltrona Sancho
Entre a areia branquinha, o verde esmeralda do mar, falésias e surpreendentes cachoeiras, se destacam a beleza ímpar da bahia de Sancho em Fernando de Noronha, uma das mais belas praias do Brasil e do mundo.
Paralelo entre a inspiração da natureza e o surpreendente resultado dos traços contemporâneos e atemporais que se cruzam entre formas curvas e retas, carregadas de personalidade.
Por ser manufaturada com materiais altamente resistentes à intempéries, a peça pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos.
O design inusitado na parte das costas com o entrelace das cordas navais, favorecem a utilização em centro de ambientes, onde o detalhe é protagonista no décor.
Mesa Lateral Andros
Desenho orgânico inspirado nas barreiras de corais marinhos, sugerem um design generoso no mix de materiais, materializado na seleção da madeira náutica de teca, tubo de alumínio e no concreto unicelular.
Como diferencial de usabilidade, possui haste tubular que pode ser facilmente movimentada.
Luminárias Jericoaquara
Design repleto de bossa e brasilidade, traduzido na inspiração poética da praia de Jericoacora no Ceará, Marta Manente desenhou as luminárias que são delicadamente entrelaçadas à mão com macramê de cordas náuticas.
Em destaque as franjas que são uma das marcas nas criações da designer. A estrutura em alumínio forma a alça que facilita o usuário movimentar as peças. Pequenos detalhes de madeira náutica, finalizam com garbo e minucia as peças.
“Colírio calmante, esplendor, visão incomensurável, plena; gigante manifestação, alma extasiante da presença de Deus; fé, dimensão suprema do existir, pura reflexão.
Vida inconteste, maravilha crível da grandeza natural; imperdível momento de sossego, de nostalgia. Jericoacoara: natureza, magia, alquimia, riqueza indescritível.
Deus caprichou: endossou precisão, nos brindou com a enseada estonteante; com uma duna do pôr-do-sol mirante; com uma lagoa do paraíso: vastidão de água multi colorida, explosão magnífica; relevo perceptível. Construiu uma pedra furada incrível na praia para vermos o Sol, simpatia”.
(Cordel de Chagas Ferreira)
Sobre a designer:
Marta Manente é de descendência Italiana, seus bisavôs migraram para o Brasil em tempos de guerra. História centenária de família que sempre trabalhou com toras de madeira. Foi com o seu pai, marceneiro, que aprendeu o amor pela arte de trabalhar com móveis. São mais de 20 anos de experiências no desenvolvimento de projetos contemporâneos para o setor moveleiro.
Diretora do Studio Marta Manente Design, baseado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, que atua atendendo importantes players do Brasil e exterior, que executam um repertório de mobiliário e iluminação de vanguarda.
É decoradora de interiores, formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis. Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul, RS – Brasil.
Prêmios: Design Challenge NY 2015, Objeto: Brasil 2016, com exposição de seus produtos no museu Oscar Niemayer em Curitiba, Visual & Design 2019 e Salão Design 2022.
Participou de exposições nas feiras internacionais Isaloni e Fuore Saloni em Milão, e ICFF em Nova York no ano de 2016 e 2017, 2018, 2019 e 2021. Semanas internacionais de design nas cidades de São Paulo, Milão, Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlin e Holanda.
—————————–
Fonte: Studio Marta Manente Design
Fotos: Ascom
Deixar Um Comentário