O Balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública – SSP/SE – ontem, 15, revelou que durante o Carnaval houve a redução de 11% no registro de crimes violentos. Segundo a SSP, foram 575 boletins de ocorrência registrados, sendo 389 na Capital e 186 no interior, sendo a maior parte referente à perda de documentos.

A coordenadora de Polícia Civil da Capital, delegada Viviane Pessoa, ressaltou o reforço policial nas Delegacias Plantonistas e o trabalho integrado entre as instituições na manutenção da segurança pública. A delegada destacou também a importância do planejamento antecipado e integrado, atuando tanto nas ações preventivas quanto nas repressivas. Viviane também pontuou a importância da campanha “Carnaval da Permissão” como um dos pontos que colaborou nos resultados positivos obtidos durante o período das festas.

“Nós reforçamos as plantonistas e isso proporcionou uma agilidade no atendimento às guarnições da Polícia Militar. Foi um trabalho planejado e integrado, então essas equipes podiam retornar rapidamente aos circuitos e eventos, como também o atendimento à população teve agilidade por conta do reforço nas Plantonistas Norte e Sul. No período de Carnaval tivemos muitas ocorrências de perda, furtos e roubos de documentos, mas casos mais graves não tivemos nenhum evento registrado. Então estamos comemorando uma redução de 11% nos crimes violentos”, disse.

O coordenador da Polícia Civil do Interior, delegado Jonathas Evangelista, afirmou que o planejamento foi feito para atender as cidades do interior do Estado por meio dos plantões. Segundo ele, o maior número de lavraturas de procedimentos foi de embriaguez ao volante. Já no tocante a registros de Boletins de Ocorrência, o furto e extravio de documentos foram os tipos mais registrados.

“Nossas ações ocorreram com base na organização e planejamento com mais de 100 horas de plantões seguidos em todo o Estado. O trabalho foi iniciado às 18h da última sexta-feira, 9, e concluído às 8h da quinta-feira, 15. O resultado foi bastante satisfatório. Não tivemos ocorrências graves relacionadas aos festejos carnavalescos no interior do Estado. Tivemos várias prisões realizadas pelas Polícias Militar e Civil, bem como pela Polícia Rodoviária Federal – PRF -, vários deles vinculados à embriaguez ao volante”, afirmou.

O comandante do Comando de Policiamento Militar da Capital, tenente-coronel Vivaldy Cabral, também destacou os resultados positivos obtidos por meio do trabalho integrado entre os órgãos que compõem a Segurança Pública no Estado. Ele também ressaltou a importância do planejamento antecipado e a presença das equipes nos eventos realizados na Capital e no interior realizando o policiamento ostensivo e preventivo.

“O Carnaval foi marcado por resultados positivos fruto de um planejamento bem antecipado que a Segurança Pública realizou utilizando equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil tanto na Capital quanto no interior. Nós tivemos mais de 250 eventos em todo o Estado e as equipes da PM estiveram presentes e as da PC em plantões nas delegacias. Observamos alguns pontos que podemos aperfeiçoar e outros que consideramos bastante positivos. Os delitos mais comuns registrados nesse período foram relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e ao uso de drogas”, observou.

* Com informações da SSP/SE