Com o tema “Uma construção coletiva: a resistência do magistério público à BNCC e padronização curricular” o Sintese realiza dia 1º de fevereiro, das 8h às 16h, no auditório Antônio Vieira (anexo a Escola Municipal Pres. Vargas) encontro sobre currículo.
O encontro é aberto para professores e professoras filiados ao Sintese da rede estadual e das redes municipais. Estudantes de licenciatura também podem participar.
As inscrições podem ser feitas através na sede do sindicato, em Aracaju, e também nas subsedes em Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Estância, Japaratuba, Neópolis, Lagarto e Propriá.
O evento é o resultado das oficinas pedagógicas realizadas nas pré-conferências em todo o Estado e na XIV Conferência Estadual de Educação que se deu entre os dias 12 e 14 de setembro em Aracaju.
“Durante o encontro os professores e professoras, tanto da rede estadual quanto das redes municipais, vão socializar reflexões sobre a construção antidemocrática e impositiva da BNCC do Ensino Fundamental. E vão além, apresentando propostas para resistir a esse instrumento que afronta a autonomia docente, ferindo, assim, um dos princípios da liberdade de aprender e ensinar”, explica a presidenta do Sintese, Ivonete Cruz.
Lançamento
Além dos debates e formulação de ações de resistência, o encontro sobre currículo também será a oportunidade onde o SINTESE fará o lançamento do Caderno 2 “BNCC: Currículo sob a Perspectiva da Classe Trabalhadora. Necessidade de Resistência!”. A publicação foi elaborada a partir das contribuições das professoras e professores nas oficinas pedagógicas.
“O caderno é uma construção coletiva dos professores e professoras que durante as oficinas pedagógicas debateram, refletiram e trocaram experiências acerca do currículo que já desenvolvem no chão da sala de aula”, aponta Edinalva Mendes.
Fonte: Sintese
Foto: Sintese
Deixar Um Comentário