A Secretaria de Estado da Saúde – SES – estima que durante o Carnaval devem ser distribuídos com os foliões algo em torno de 100 mil camisinhas, por meio da Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids -, que organiza outras ações para o período momesco, a fim de levar a população que tem vida sexual ativa a se prevenir contra as infecções, hepatites virais e a sífilis.
É, também, nos dias de folia que a campanha do Carnaval tem seu ápice, quando acontecerá a distribuição de folder, porta camisinhas e abadás, ações que ganharão um reforço de peso: o novo Camisildo, um veículo Van mais funcional que o antigo, muito conhecido pela população.
“Criamos um novo veículo, que continua com o nome Camisildo, mas é bem diferente do veículo pioneiro. Neste, as pessoas poderão entrar e observar o conteúdo de campanha, que são cartazes e material de exposição. Também poderão tirar dúvidas”, explicou o gerente do programa IST/Aids, Almir Santana.
Neste Carnaval, o Camisildo estará circulando entre os municípios que têm blocos de rua e solicitaram a sua presença, a exemplo de Itaporanga, mais precisamente na praia de Caueira, Pirambu e Neópolis, no bloco Zé Pereira.
Testes rápidos
Neste período carnavalesco, os testes rápidos para detecção das infecções sexualmente transmissíveis, Aids, sífilis e hepatites virais vão acontecer nos dias 20 e 21, no mirante da 13 de julho, em ação realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – Caase -, instituição da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado.
Preocupado com as mudanças de comportamento que acontecem nas pessoas durante o carnaval, Almir Santana alerta para a necessidade dos foliões pensarem também na preservação da saúde. “Andar sempre com camisinha, mesmo que a pessoa ache que não vai se relacionar sexualmente com alguém, ela deve levar o preservativo”, aconselha.
Almir Santana também orienta os municípios que fazem o carnaval para que incluam a camisinha nas festas, disponibilizando o preservativo em pontos estratégicos da folia para que ninguém deixe de se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis.
Fonte: SES
Foto Destaque: Flávia Pacheco / Ascom SES
Deixar Um Comentário