Na última quarta-feira, 31, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, anunciou a prorrogação das medidas contidas nas últimas resoluções estaduais até o dia 7 de abril. Segundo ele, fica mantido o toque de recolher das 20h às 5h, incluindo o fim de semana, devendo os estabelecimentos encerrar suas atividades às 19h.

De acordo com a Resolução Nº 15, permanece vigente a vedação ao funcionamento de atividades não essenciais no final de semana (sábado e domingo), englobando todas as atividades e lojas, ainda que instaladas em supermercados ou outros estabelecimentos essenciais, bem como as academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas coletivas em geral. Continua mantida a autorização para funcionamento dos serviços de entrega em domicílio (“delivery”) e retirada (“takeaway”) de bares, restaurantes e estabelecimentos similares durante todos os dias da semana (incluindo sábado e domingo), admitidos, no período do toque de recolher, somente os serviços de entrega em domicílio.

As atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, incluídos templos, igrejas e demais estabelecimentos, poderão funcionar respeitando o horário do toque de recolher previsto e desde que limitadas a 30% de capacidade de ocupação, sendo autorizadas, também, neste sábado, 3, e domingo, 4.

Aulas presenciais

O retorno às aulas na rede pública e privada está previsto para o dia 3 de maio. Creches, berçários e escolas de ensino infantil continuam funcionando. “Se nos próximos 15 dias a gente chegar à conclusão que está havendo uma queda dos números da pandemia, a gente pode até retroceder uma semana, mas por enquanto, fica previsto o dia 3 de maio”, explicou o governador.

Trabalhadores da Segurança

Segundo Belivaldo Chagas, a partir da próxima semana, Sergipe vai começar o processo de vacinação do grupo relacionado às Forças de Segurança, observando a Nota Técnica do Ministério da Saúde.

De acordo com a Nota Técnica 297/2021 do Ministério da Saúde, profissionais das forças de Segurança e Salvamento, além das Forças Armadas, serão incluídos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Transporte público

Na reunião da próxima quarta-feira, 7, deverá ser discutido o escalonamento do horário do transporte público com referência aos horários das mais diversas atividades comerciais. “Vamos continuar com essa discussão até terça-feira, 6, para que na quarta feira, a gente decida junto ao Comitê. A ideia é que na quarta-feira, 7, a gente apresente uma única resolução consolidando todas as medidas adotadas até agora”, concluiu Belivaldo.

————————————

* Com informações da ASN

Foto: Arthuro Paganini / ASN