Aos 23 anos, Juan Ribeiro já conquistou seu espaço no mercado de trabalho como assistente em pecuária de corte. Ex-aluno do Senar Jovem, Juan participou das turmas de Equideocultura (2021) e Bovinocultura de Corte (2022), e foi durante uma aula prática que conheceu seu atual empregador. “As oportunidades que tive no Senar Jovem foram decisivas para minha carreira,” conta ele.
Histórias como a de Juan mostram o impacto transformador do programa, que desde 2019 já formou 330 jovens preparados para atuar no agronegócio. Agora, o Senar Jovem 2025 abre inscrições para capacitar mais 300 jovens em diversas cadeias produtivas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Senar Sergipe, Carla Aparecida, o programa é essencial para o futuro do agro. “Capacitar jovens é investir em inovação e sustentabilidade no campo, preparando-os para superar desafios e transformar o setor agrícola.”
Cursos disponíveis
Para 2025, o programa oferece cursos gratuitos em 9 áreas do agronegócio, com aulas on-line durante a semana, práticas presenciais aos sábados e carga horária de 400 horas.
Confira os cursos e suas localidades:
- Assistente em Zootecnia – Indiaroba
- Boas Práticas e Fabricação de Produtos de Origem Animal – Nossa Senhora da Glória
- Bovinocultura de Corte – Nossa Senhora das Dores
- Bovinocultura de Leite – Gararu e Nossa Senhora da Glória
- Cana-de-Açúcar – Laranjeiras
- Equinocultura – Lagarto
- Manutenção de Máquinas e Implementos Agrícolas – Itabaiana
- Gestão e Administração Rural – Itaporanga d’Ajuda
- Sistemas de Irrigação – Neópolis
Quem pode participar?
O programa é voltado para jovens entre 16 e 30 anos, prioritariamente produtores rurais, trabalhadores do campo e seus familiares. O público geral também pode concorrer às vagas disponíveis.
Como se inscrever?
Para fazer a inscrição, basta preencher o formulário on-line aqui. O edital completo está disponível no site www.senarsergipe.org.br. Para mais informações entre em contato com o Senar. telefones (79) 3211-3264 e (79) 3214-6817.
Fonte: Senar Sergipe
Deixar Um Comentário