A senadora Maria do Carmo Alves – DEM – ressaltou hoje a importância da liberação de mais leitos de Unidade de Terapias Intensiva para atendimento exclusivo a vítimas da Covid-19.  Portaria nesse sentido foi publicada na edição desta terça-feira, 30, do Diário Oficial da União.

“Além de toda a crise econômica e sanitária, esse vírus trouxe junto a escalada da desigualdade social. Os pacientes menos favorecidos economicamente enfrentam muito mais dificuldade para ter acesso a um leito de UTI. Temos visto essa saga todos os dias nos noticiários. Mais leito, significa mais acolhimento e mais esperança”, observou.   

Pela Portaria, os Estados receberão algo em torno de algo em torno de R$ 113,6 milhões. O total a ser repassado é de aproximadamente R$ 44 milhões, divididos em parcelas mensais para o Distrito Federal e 23 Estados brasileiros. Os recursos são do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (Covid-19).

“Ontem (29), o Ministério da Saúde já havia autorizado a implantação de mais 2.431 mil leitos para atendimento a pacientes com Covid-19 em UTIs, além de mais 50 leitos pediátricos”, contou Maria do Carmo, ressaltando que quanto mais leito e mais vacina, melhor.

——————————–

Fonte: Assessoria Parlamentar, com informações da Agência Brasil

Foto: Assessoria Parlamentar