Desenvolvidos pela Prefeitura de São Cristóvão, os programas Águas de São Cristóvão e São Criativos, premiaram a gestão municipal com o primeiro e segundo lugares no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019. A premiação ocorreu em São Paulo, na última quarta-feira (18). O prefeito Marcos Santana acompanhou o evento e comemorou o resultado.
“É a primeira vez que participamos e já saímos com primeiro e segundo lugares nas categorias acesso a Serviços e Desigualdade Econômica. Disputamos com projetos de todo o país e de cidades maiores que a nossa. Esse prêmio é motivo de orgulho para o sancristovense e para os sergipanos, porque mostra nossa capacidade de desenvolver ações que efetivamente melhorem a vida das pessoas. A São Criativos promove a economia criativa entre artesãos e autônomos locais, já o Águas de São Cristóvão leva abastecimento de água para povoados que conviviam há décadas com a falta de água. Muito obrigado a todos que me ajudam a construir um tempo novo em São Cristóvão”, afirmou Santana.
Em sua terceira edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis contempla as administrações municipais que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis. As Boas Práticas serão avaliadas de acordo com os temas Acesso a Serviços; Desigualdade Econômica, Acessibilidade.
O município sergipano conquistou o primeiro lugar na categoria Acesso a Serviços com o programa Águas de São Cristóvão, que realiza a implantação de poço tubular para abastecimento de água em povoados. Desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae -, em parceria com o Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe -Cohidro -, o projeto alcançará mil famílias ao fim de sua execução.
“Não tínhamos pretensão de ganhar um prêmio nacional, nós cadastramos o projeto com o objetivo de mostrar as boas praticas da gestão, e para nossa surpresa fomos premiados. Agora somos referência para todo o país. A parceria SAAE, Prefeitura de São Cristóvão e Cohidro está garantindo direitos e levando água e dignidade para as pessoas. Agora já estamos na segunda etapa do projeto onde serão perfurados mais sete poços. Estamos muito felizes com o prêmio e mais felizes ficamos quando vemos as pessoas com o brilho nos olhos. O prêmio vem validar o trabalho, é a colheita do que plantamos no início da gestão”, falou o diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Melo.
Já foram realizadas perfurações de poços com tubulação nas comunidades Aldeia, Timbó, Feijão, Assentamento Casulo e no Centro Histórico. Serão beneficiados, ainda, os povoados Parque Santa Rita, Novo Horizonte, Ingazeira, Carmo, Coqueiro, Alto do Bernardo, Tinharé e Pedreira.
Já o projeto São Criativos, que conquistou segundo lugar na categoria Desigualdade Econômica, fomenta a economia criativa. Fruto da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Secretaria de Assistência Social e do Trabalho e Secretaria
Municipal de Governo, a ação reúne artesãos e comerciantes da área gastronômica com objetivo de valorizar a cultura, a produção local e gerar renda.
“Esse é um projeto que muito nos orgulha, pois parte do processo de qualificação do artesanato de São Cristóvão. Estamos qualificando o produto, gerando mais renda e criando espaços de comercialização. Esse é um projeto que começou como uma ideia de feira local e hoje vai para além do município. Muito nos orgulha poder contribuir efetivamente para a mudança da qualidade de vida das pessoas”, observou a diretora de trabalho da Semast, Neusa Malheiros.
A edição 2019 do Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas municipais, políticas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades. Foram inscritas projetos e ações públicas de 61 municípios, distribuídos por 15 estados de todo o País.
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
Deixar Um Comentário