Democratizar o acesso aos espaços de arte e a ampliação da visibilidade de artistas mulheres em Sergipe, são os principais objetivos do projeto DasDona do Bairro, que acontecerá de 6 a 12 de março, no bairro Santa Maria, e 13 a 19 de março, no Bairro 17 de Março.

Com uma Galeria de Arte móvel em formato de contêiner, o projeto levará exposição de obras de oito artistas sergipanas, oficinas e conversas sobre as possibilidades e o poder das artes visuais, prioritariamente a arte têxtil .

A escolha do nome DasDona, representa coletivo, ao mesmo tempo que mostra a importância da mulher se valorizar como única, dona de si e do seu território. A opção do mês de março, “Mês da Mulher”, representa o questionamento da consolidação do papel feminino na arte sergipana de hoje e do amanhã.

“Hoje, nas artes visuais, muitas artistas mulheres encontram nas práticas têxteis como costura, crochê, tricô, bordado, uma forma de se revelar e contestar o sistema dominante , cheio de problemáticas que miram, principalmente, o público feminino. São essas possibilidades, aproximando saberes, fazeres e contemporaneidade, que trazemos como proposta na exposição, nas conversas e oficinas, para inserir esses importantes territórios periféricos no cenário das artes visuais”, afirma Jaci RosaCruz, curadora e coordenadora do DasDona.

O contêiner ficará localizado em duas praças públicas – Praça 1 no Conjunto Padre Pedro( ao lado do Posto de Saúde Celso Daniel), no Santa Maria, e Praça Mariana Martins Moura, no bairro 17 de março . As ações, como oficinas e Conversas, acontecerão na Escola Municipal Laonte Gama e no Centro de Artes e Esportes Unificados Instituto Mariana Martins Moura Souza, respectivamente.

O projeto é uma ação gratuita realizada com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) do Ministério da Cultura, por meio do edital n. 07/2023 | Ilma Fontes, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe |Funcap/SE.

Programação:

Galeria de Arte (contêiner)

Exposição DasDona: Território de Si

Artistas:
Adriana Hagenbeck
Bruxxa
Elaine Bomfim
Jacira Moura
Gabi Etinger
Hortência Barreto
Iza Foz
Sara Miranda

Data: 6 a 12 de março

Bairro Santa Maria

Praça 1 ao lado do Posto de Saúde Celso Daniel

Data: 13 a 19 de março

Bairro 17 de março: Praça Mariana Martins Moura

Horário de funcionamento: das 9h às 18h .

Oficinas:

Arte Têxtil (Bordados, Tecidos e Linhas)

Santa Maria
Dias 6,7 e 8 de março
Horário: das 8h às 10h30
Local: Escola Laonte Gama

17 de março:
Dias 13,14 e 15 de março
Horário: quinta e sexta, das 19h às 21h30, sábado, das 8h às 10h30
Local: Praça Maruana Martins Moura

Talks (Conversas):

Santa Maria

A Arte como Liberdade, Resistência e Empoderamento

Dia 7 de março: 19h
Participação: Tabata Tá (artista e produtora cultural), Sara Miranda (Artista e professora de Arte) – Mediação: Izabel Cristina Campos(diretora da Escola Municipal Laonte Gama)
Local: Escola Laonte Gama

17 de Março

Arte Têxtil e Ancestralidade

Dia 14 de março, às 17h
Participação: Elaine Bomfim e Shirley Melo (artistas e pesquisadoras) – Mediação: Ana Luzia Moura (Profa. História da Arte)
Local: CEU da Praça Maria Martins Moura


Fonte: Funcaju