Mais de 900 trabalhadores de um grupo de três empresas operadoras do transporte público coletivo de Aracaju paralisaram as atividades devido às dificuldades para receber parte dos salários. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp –, 146 ônibus e 43 linhas foram afetadas, sendo prejudicada principalmente a Zona de Expansão.

Segundo ainda o Setransp, em setembro os trabalhadores de outra empresa operadora também paralisou.  Conforme o Sindicato das Empresas, embora seja um serviço essencial e direito social o transporte que já vinha enfrentado dificuldades ao longo dos anos, está sofrendo diretamente os efeitos negativos econômicos da pandemia.

O Setransp revelou ainda que no ápice da pandemia a queda do número de passageiros chegou a registrar 70% e atualmente, mesmo com toda sua frota à disposição, o transporte continua com uma queda de 47% da sua demanda de passageiros habitual.

“Essa situação tem gerado grande preocupação para o Setransp que tem acompanhado as empresas prestadoras dando sinais de entrar em colapso e encerrar suas atividades, assim como aconteceu em mais de 160 empresas do transporte pelo país, e tem buscado auxílio dos governos para esse momento, principalmente com a isenção de impostos e taxas, com o subsídio para as gratuidades, que representam um número de mais de 15 milhões de passagens gratuitas somente nos últimos cinco anos”.

————————-

Foto: Ascom Setransp