O Terreiro Centro São Lázaro irá promover mais uma ação do projeto ” Casa dos Arcontes em Rede: Histórias do Lugar”, que tem como principal objetivo a criação do Memorial Mãe Bilina Laícó, uma homenagem à importante líder religiosa e cultural do Terreiro São Lázaro, localizado no Bairro América, desde os anos de 1940. O memorial busca enfatizar a relevância dos arquivos na preservação da memória cultural, valorizando o legado histórico e a identidade de Sergipe.
A ação será realizada no Cine Vitória, na próxima terça-feira, dia 28 de maio, às 9h, com uma roda de conversa intitulada “A Importância dos Arquivos na Preservação da Memória Cultural”. O evento, aberto ao público, promovido pelo Terreiro São Lázaro faz parte do projeto supracitado, contemplado pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas 2023 da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A roda de conversa contará com a participação de especialistas de matriz africana, professores, memorialistas e figuras importantes do cenário cultural e acadêmico sergipano.
Entre os participantes confirmados, estão nomes de destaque no cenário cultural sergipano: Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, diretora do Arquivo Público Estadual de Sergipe (APES) e especialista em Educação e Patrimônio Cultural; o professor Doutor Fernando Aguiar, presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), historiador, professor da Universidade Federal de Sergipe e pesquisador de cultura afro-brasileira; e o Babalorixá Everton Santos, do Terreiro São Lázaro, herdeiro da matriarca Mãe Bilina Laicó.
Durante o evento, os participantes discutirão temas relacionados à importância da preservação de acervos e documentos históricos, bem como o papel fundamental desempenhado por instituições e iniciativas que se dedicam a essa missão. Serão abordadas questões como a digitalização de arquivos, a conservação de materiais e a divulgação desses conteúdos para o público em geral, além de conhecer a história dessa dedicada à Cultura dos Povos de Terreiro de Matriz Africana.
Em suas palavras, Sayonara Rodrigues enfatiza: “A preservação da memória é um processo importante para a perpetuação da cultura e o fortalecimento da identidade de um povo. Nesse sentido, o Memorial a Mãe Bilina Laicó será um lugar de memória, no qual haverá a valorização do seu legado para a sociedade atual e para as futuras gerações”.
O projeto “Casa dos Acordes em Rede” segundo o Babalorixá Everton Santos, tem como proposta fundamentar a importância da preservação da memória não dissociada de seu tempo, conforme modus operandi e contexto técnico e estético – em rede. Nosso propósito é paralelamente às nossas ações de matriz africana (culto aos orisàs), dar continuidade às ações de cineclubismo, com mostras audiovisuais, que visibilizam nossas histórias, queremos também, dar espaço à criação de nosso memorial dedicado à nossa matriarca, Bilina Laicó. Nosso objetivo é dar a conhecer as histórias do lugar, como uma ação de comunicação ao mesmo tempo de valorização do patrimônio intangível a ser preservado através destas memórias.
———–
Fonte: Cine Vitória
Foto: Divulgação/Ascom
Deixar Um Comentário