Projeto que reverte a venda de material reciclável para castração de cães e gatos ganha ponto de coleta permanente no RioMar Aracaju. Consciente da sua responsabilidade social, o shopping abre suas portas para acolher o Tampaspets.

O projeto nasceu em abril de 2019, através da iniciativa de Fátima Oliva e Catarina Oliva, mãe e filha, que atuam de forma independente em defesa da causa animal e no controle da superpopulação de animais abandonados nas ruas.

“Amo os animais e para mim é um sofrimento ver a quantidade de gatos e cães que vagam pelas ruas. Foi quando descobrimos que em outras cidades do país alguns voluntários estavam vendendo material plástico reciclável e revertendo o valor na castração dos bichinhos abandonados. Fui atrás, pesquisei, busquei informações e resolvi implantar o projeto aqui em Aracaju”, conta Fátima Oliva que, ao lado da filha, está à frente do Tampaspets.

O projeto consiste na coleta de material como tampas plásticas, de ferro e alumínio, além de embalagens em aerossol (desodorante, inseticida etc), sacos de ração vazios e lacres de latinha.  Através da iniciativa e colaboração financeira de doadores, em três anos, mais de 100 gatos e 20 cachorros já foram castrados.

Mas, para que o material tenha valor de venda, as tampas e embalagens precisam estar limpas e separadas. “Uma das grandes dificuldades que temos é que muitas vezes o descarte é feito de forma errada e perdemos muito material”, pontua Fátima. Segundo a ativista, lavar, secar e separar em sacos as tampas plásticas das que são de ferro e alumínio, é muito importante para a negociação do produto.

No RioMar Aracaju, o ponto de coleta do Projeto Tampaspets fica localizado na Praça de Alimentação Mar e funciona de acordo com o horário do shopping. Para quem quer conhecer um pouco mais da ação é só seguir o @tampaspets. Além de ser uma iniciativa em defesa dos animais, a ação ajuda a preservar o meio ambiente.

——————-

Fonte: RioMar Shopping

Foto: Shutterstock