Atenção, estudante! O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 está chegando e um dos procedimentos mais importantes a ser realizado com antecedência é o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante, que contém, entre outras informações, número de inscrição, data, hora, local de prova e registro de determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, caso o candidato tenha feito a solicitação.

Quer saber como obter o documento? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, preparou um passo a passo para que todos os participantes possam acessar e imprimir o cartão. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levá-lo nos dias de exame, 13 e 20 de novembro, para evitar contratempos.

Passo a Passo

Para acessar a Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma Gov.br. Caso o inscrito não se lembre da senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, existem formas de recuperar a conta, selecione uma das alternativas para gerar uma nova senha.

Com a senha na mão, o primeiro passo é acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Em seguida, inserir o número do CPF e clicar em “Entrar”. Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”, seguido pelo ícone azul com o mesmo nome. O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para imprimir, basta rolar a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao concluírem a educação básica. Foi instituído em 1998 e, desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem como parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

————————

Fonte: MEC

Foto: Marcello Casal Jr / Agência-Brasil