Junho é um mês especial para o professor Fabiano Oliveira. O mestre sergipano desembarca no Estado do Ceará, no próximo dia 22, para mais uma apresentação da VIII Tour O Enem, o Sonho & Você. A edição de 2024 já passou por diversas cidades sergipanas e foi lançada em Fortaleza. Fabiano fará a aula inaugural do Projeto Sobral no Enem. Vale ressaltar que o município tem um projeto de educação modelo para o Brasil e outros países.
Com sucesso, a turnê do professor já passou por diversas cidades brasileiras, a exemplo de Belém do Pará, Fortaleza e Aracaju. A aula é um misto de conteúdo, música e entretenimento pedagógico. Com duração de, aproximadamente 2h, o professor ‘canta os conteúdos’ , dá dicas e conta histórias de grandes nomes da literatura que são figuras carimbadas no Enem.
“Para mim, é um momento especial, pois, Sobral é a cidade mais importante do país em Educação e este convite é mais que uma grande honra! É uma responsabilidade”, ressalta. O projeto Sobral no Enem conta com uma média de 1.500 alunos inscritos e acontece na Vila Olímpica do município.
A nova aula-show do professor traz os principais conteúdos do Exame Nacional do Nível Médio com melodias de músicas consagradas. País tropical, Arerê, Faraó, Codinome beija-flor e Menina Veneno são alguns exemplos de canções que ganharam releituras pedagógicas da BNCC em 2024.
“O objetivo do espetáculo é unir o conteúdo e a música, facilitando a fixação do assunto, através de melodias conhecidas”, avisa. O educador sergipano ministra aulas no Centro de Excelência Dom Luciano, em Aracaju (SE), onde faz experiências em uma sala criada, especialmente, para as suas metodologias ativas e práticas pedagógicas.
As letras do professor trazem versões que abordam conteúdos de Gramática, Redação e Literatura. Para Fabiano, mais importante que a rima é o cuidado com as informações colocadas nas músicas. “Procuro hits atemporais e priorizo dicas e ideias que sempre aparecem na prova do Enem. Algumas versões demoram até 4 anos para ficarem prontas, como a versão de Faraó, de Margareth Menezes, que deu lugar a Eu falei sei de cor”, afirma.
Para 2024, o educador lançará nos próximos dias, o seu novo projeto audiovisual (antigo cd) em todas as plataformas digitais. O CD traz 10 versões pedagógicas, gravadas e produzidas por Tikinho tecladista, com arranjos, especialmente, elaborados para o professor. “São 10 versões pedagógicas gravadas em estúdio que mesclam os ritmos Sertanejo, MPB e Axé. “Todas versões foram testadas em laboratório e em minha sala de aula com aprovação dos alunos”, pontua.
No espetáculo pedagógico em Sobral, Fabiano pretende fazer uma aula-show histórica para comemorar os 10 anos de Escola pública e 8 anos de turnê. “Então, preparados para aprender cantando?”, indaga o professor.
————-
Fonte: Fabiano Oliveira
Fotos: Arquivo Pessoal
Deixar Um Comentário