Durante a sessão legislativa da Câmara Municipal de Aracaju desta quarta-feira, 30/11, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) cobrou a elucidação da morte do missionário e liderança da Reserva Extrativista das Mangabeiras do bairro Santa Maria, Uilson de Sá da Silva.

Vale lembrar que Uilson, que estava desde 2019 no Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, pelas ameaças que constantemente sofria, foi encontrado morto na última segunda-feira, com os pés e mãos amarradas e marcas de violência pelo corpo, indícios de que, de fato, foi vítima de assassinato.

A vereadora manifestou solidariedade e indignação em relação ao caso e lembrou a atuação de Uilson de Sá como um dos principais articuladores do movimento em defesa da preservação territorial das mangabeiras, lugar que nos últimos anos vem sendo alvo de disputas e conflitos com sérias violações de direitos humanos.

“Manifestamos nossa homenagem e solidariedade aos movimentos sociais pelo brutal assassinato de Uilson, que sempre foi uma voz muito atuante na luta pela defesa dos direitos das comunidades tradicionais da última reserva extrativista de mangabeira em Aracaju. Ele esteve nesta Casa Legislativa, na Tribuna Livre, denunciando o descaso do poder público com a preservação da área de extrativismo de mangaba e o impacto disso para os moradores do local. Por toda esta situação, é urgente o esclarecimento da sua morte. Esperamos e vamos nos empenhar para cobrar das autoridades competentes que o caso seja elucidado o mais rápido possível”, enfatizou. 

——————-

 Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Gilton Rosas