O ano letivo de 2021 começou com novos projetos para o professor Fabiano Oliveira. O mestre acabou de lançar, em estúdio, seu primeiro EP – uma espécie de CD com menor quantidade de músicas. O trabalho de estreia recebeu o nome de “Na Pegada da Paródia” e traz hits da Música Popular Brasileira transformados em paródias para Enem. O professor defende o uso da música, do teatro e das artes no ensino de língua e literatura e já tem seu trabalho além fronteiras sergipanas. Vale ressaltar que o Programa Como será, apresentado por Sandra Annenberg, foi reprisado este mês.

Segundo o professor, o novo trabalho veio para auxiliar alunos das escolas brasileiras e tem agradado a quem ouve. O EP foi gravado em estúdio durante o mês de março e lançado em meados de abril. Para este momento, foram apresentadas quatro canções, dentre elas, Rita, Péssimo Negócio, Dona Maria e Atrasadinha, que já haviam sido trabalhadas nas turnês O Enem, o Sonho & Você. As paródias versam sobrem o Romantismo, Barroco e diversas obras da Literatura Brasileira.

Cada paródia tem uma história relacionada aos conteúdos da BNCC. “Tenho um cuidado grande para que cada canção venha carregada de informação e dicas para as avaliações”. Atrasadinha vem dicas sobre os romances A Moreninha e Dom Casmurro, num medley que agrada de primeira aos alunos. A letra do cantor Dilsinho, Péssimo negócio, deu lugar ao tema das três gerações do romantismo brasileiro e Rita, famosa canção do Tierry foi base para abordar o romance de José de Alencar, Iracema, a índia idealizada. O CD leva o aluno a um passeio pela Literatura Brasileira numa mistura de música, paródia e conhecimento.

O professor tem para este ano quase 40 canções parodiadas, sendo 20 inéditas. A ideia é lançar um EP com cinco canções a cada dois meses, até a véspera do Enem. A turnê está pronta e será retomada assim que a pandemia for controlada e o cotidiano escolar for retomado com segurança. Artistas como Anitta, Ivete, Marília Mendonça, Tierry e Dilsinho estão no set list de músicas gravadas. No entanto, educador trouxe músicas da década de 90, como “Prefixo de Verão” da Banda Mel e imortalizada até os dias atuais por diversos cantores brasileiros.

“A ideia é inovar e dialogar diretamente com o aluno. Unir linguagens que dialoguem e levem à aprendizagem. Fazer paródia requer muita energia. Há uma intenção pedagógica, desde o momento da escolha da canção até o momento em que ela fica pronta. Algumas demoram até três anos para ficarem prontas, como foi o caso da paródia da música evidências, que será lançada no próximo EP”.

Fabiano Oliveira é um defensor da tecnologia na sala de aula Fotos: Arquivo Pessoal

Gravar músicas e colocar nas plataformas faz parte do trabalho de difusão do uso das tecnologias para auxiliar no processo de aprendizagem na educação midiática. Fabiano Oliveira é um defensor da tecnologia na sala de aula e, durante a pandemia, optou por gravar as paródias para que os alunos pudessem ouvir de casa.

O lançamento digital do EP Na Pegada da Paródia foi feito no site suamusica.com e pode ser baixado no link https://www.suamusica.com.br/fabianooliveira4078VoNE/na-pegada-do-enem . Cante, dance e aprenda com o professor Fabiano. O Educador pretende distribuir o CD em outras plataformas como Spotfy e Deezer no mês de Maio.

Confira as redes sociais do professor:

Instagram: @proffabianooliveira

Facebook: Fabiano Oliveira