O professor Fabiano Oliveira lançou na última semana o EP Batidão do Enem. A produção musical traz os  conteúdos mais explorados na prova do Exame Nacional do Nível Médio através da música. O projeto une conteúdos, música, entretenimento e as práticas pedagógicas do educador. O EP (antigo cd) é mais uma forma para os alunos fixarem os assuntos da prova. “A música ensina, se os alunos aprendem letras esdrúxulas, por que não aprenderiam conteúdos importantes? É o uso que se faz da música que traz resultados diferentes”, indaga o professor.

Adepto a práticas pedagógicas modernas, Fabiano gravou o EP pensando em alunos e professores do Nível Médio. O projeto foi criado para ajudar alunos e conteúdos como Realismo, Naturalismo e Modernismo fazem parte da playlist. “Uni a melodia de músicas consagradas com os conteúdos da Base curricular, a ideia é aprender se divertindo”, afirma Fabiano, que é reconhecido por suas inovações em sala de aula.

O projeto faz parte da VIII turnê do mestre sergipano que foi lançada no último sábado em Sobral, no Ceará, para mais de mil alunos. “São 8 músicas consagradas,  com diversos ritmos para que o aluno ouça em diversas plataformas”, diz o mestre. O EP inicia com música “Ralé”, da Banda Timbalada, que ganha uma nova roupagem para o Quinhentismo.  

Dentre as versões pedagógicas, destacam-se “Na fé”,  uma versão pedagógica que traz toda a história das grandes navegações, com detalhes da Carta de Pero Vaz de Caminha, no ritmo contagiante da Bahia. Outra canção que ganhou nova roupagem foi a famosa ‘Frevo mulher’ abordando o Barroco no Brasil, num estilo que contagia alunos e professores. O conteúdo traz as características da estética e seus principais autores.

O projeto faz releituras de canções como Daqui pra frente, de Manu Batidão, Escrito nas Estrelas, de Lauana Prado e a famosa “Anunciação”, de Alceu Valença,  todas com versões de fácil fixação. Para o segundo semestre, Fabiano já se prepara para lançar os conteúdos de Língua Portuguesa e Redação que trarão assuntos como Tipologias textuais e Estrutura do texto dissertativo.  

O conteúdo traz as características da estética e seus principais autores – Fotos: Arquivo Pessoal

“É um presente meu para alunos e professores do meu país. É uma forma complementar de ensinar e aprender que deixam as aulas mais dinâmicas e as revisões mais proveitosas, afinal de contas, a música é universal e, é impossível não se contagiar por nossos ritmos”, comemora o professor.

————-

Fonte: Fabiano Oliveira