O Enem chegou e o Centro de Excelência Dom Luciano colocou o bloco literalmente na rua. Cerca de 300 estudantes participaram da Primeira edição do Bloquinho ‘Enem é Pop’, ocorrida na tarde de quarta-feira, 25. A ideia foi preparar os alunos para o Exame Nacional do no Ensino Médio (Enem) de forma lúdica e divertida, proporcionando aos alunos mais uma forma de fixar o conteúdo.

Com repertório carnavalesco e ao som de versões pedagógicas compostas pelo professor Fabiano Oliveira, os estudantes do Dom Luciano mostraram que estão preparados com todas as paródias e conteúdos da prova na ponta da língua. Com percurso de 2h, o minitrio puxado pelo professor Fabiano levou dicas de Redação, Literatura e Gramática.

Os estudantes aprovaram a forma de revisar através de música, dando um novo formato aos conteúdos da Base Nacional Curricular. “Eu gosto muito desse método de ensino porque é mais fácil de fixar na memória as palavras-chave do conteúdo exigido no Enem”, comentou a estudante Marília Santos, aluna da 3a série do ensino médio. “Eu acho maravilhosa essa forma de estudar, pois, em vez de nos deixar ansiosos e estressados, ficamos felizes e confiantes”, afirma o aluno Osman Gabriel. O criador do projeto, compositor das versões pedagógicas, o professor Fabiano Oliveira deixava escapar no olhar a felicidade por levar estudantes para as ruas de Aracaju. “É a primeira vez que puxo o  trio elétrico com estudantes em Aracaju. Estou tomado por um misto de ansiedade e felicidade por levar para nossos estudantes novas formas de ensinar e aprender, afirma Fabiano.

Fabiano Oliveira puxou pela primeira vez em Aracaju o Bloquinho ‘Enem é Pop – Fotos: Arquivo Pessoal/Fabiano Oliveira

Referência nacional na educação, o professor passou por mais de 25 cidades sergipanas em 2023 com a turnê O Enem é pop! Totalizando uma média de 125 de dedicação aos estudantes. “Eu tenho me dedicado neste trabalho há muitos anos e percebo como tem surtido resultados positivos na escola e na vida desses jovens. Minha proposta não é substituir a sala de aula pela rua, mas agregar a música e as outras formas de expressão ao ensino e aprendizagem, pois os jovens do século XXI desejam uma educação mais dinâmica e interativa. Cabe a mim, como professor, descobrir os meios de captar a atenção dos meus alunos para os conteúdos que precisam ser trabalhados”, conta Fabiano.

Estudantes do Dom Luciano mostraram que estão preparados com todas as paródias e conteúdos da prova

Para 2024, Fabiano já garantiu que terá o segundo ano do Bloquinho O Enem é pop, só que maior e melhor, pois, para educador, o grande desafio é chegar a todos os estudantes, independente do lugar onde a aprendizagem possa acontecer. “Nas salas de aulas tradicionais, nas quadras, nos teatros ou, de forma, pioneira, nos trios elétricos o conhecimento pode ser adquirido em qualquer lugar”, afirma o professor.

————–

Fotos: Arquivo Pessoal/Fabiano Oliveira