Para auxiliar os alunos que estão temporariamente em isolamento social e com as aulas suspensas, o professor de Português e Literatura, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, em Aracaju, Fabiano Oliveira, está retomando o Programa Espaço Enem, uma ação de sua própria iniciativa com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Seduc -, que visa a levar aulas e dicas aos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Todas as terças e quintas-feiras, a partir das 13h30, o professor ministrará uma aula ao vivo, por meio de sua conta no Instagram (@fabbiano_oliveira). No Programa, são debatidos temas propostos pelos próprios internautas. Dicas e segredos da Língua, Literatura e Redação, além de conteúdos de outras disciplinas.

Vale lembrar que o Programa Espaço Enem foi lançado em 2018, quando Fabiano Oliveira representou Sergipe no Centro Nacional de Mídias. “Agora a gente retoma esta ação de maneira mais estruturada e dinâmica, com participações de alunos e professores. O objetivo é que seja mais uma ferramenta para que o aluno possa assistir em qualquer lugar, por meio do celular, pelas redes sociais”, declarou.

Duplo formato e a participação dos alunos

Fabiano: programa tem dois formatos Fotos: Arquivo Pessoal

Segundo Fabiano Oliveira, o programa tem dois formatos: a transmissão ao vivo, pelo Instagram do professor (@fabbiano_oliveira), todas as terças e quintas-feiras, a partir das 13h30. Essa aula ao vivo tem a duração de 50 minutos. “O outro formato é gravado, no qual o aluno tem disponível um vídeo de cinco minutos com dicas rápidas para o Enem. É um compacto gravado num estúdio que está sendo gravado num estúdio montado pelo professor”, explicou.

Ele disse ainda que o formato é de programa de auditório digital. “Afinal, sei que por trás das lentes, eles estão lá acompanhando a aula e mandando fotos e registros das atividades”, afirmou.

Cada programa gravado contará com um professor convidado de outras áreas ou uma atração para cantar, geralmente artistas ou alunos da escola pública. Inseridas nessas transmissões e gravações estarão algumas paródias inéditas do “IV Tour O Enem, o sonho & você”.

Redes sociais como instrumento pedagógico

A participação dos alunos da escola pública se dá através da música. A cada programa, um estudante é convidado para abrir a aula virtual com música. A Interação não para por ai, são os alunos que escolhem os conteúdos das aulas por meio de enquetes no instagram do professor.

“Após as aulas de Redação, eles me enviam textos pelo Instagram, eu corrijo e dou a nota a cada um. É uma oportunidade de troca de afetividade e empatia em um momento em que muita gente desconhece esses significados. Cada um oferece o seu melhor. Eu dou a aula e eles me fazem companhia. Estamos separados, mas sozinhos, nunca”, pontua. Um dos objetivos do programete é, além de levar conteúdos da BNCC, utilizar as redes sociais como instrumentos pedagógicos. Assim, as aulas na íntegra podem ser vistas no instagram, no Facebook Fabiano Oliveira e YouTube Dicas de gramatica com Fabiano Oliveira. Para o professor, um dos pontos altos é a participação do aluno da escola pública que abre a aula com música ao vivo provocando interação total entre os que assistem.

Participações especiais

Fabiano Oliveira disse que convida semanalmente professores sergipanos e nacionais para participarem do Espaço Enem. “Quis trazer para os alunos a linguagem de professores de outras regiões para que conhecessem outras metodologias e fossem somadas com os colegas daqui. A cada participação estreitamos relacionamentos e ficamos mais fortes”.

Ele revelou ainda que todas as disciplinas serão abordadas dentro da aula para que os alunos possam ter o mínimo de prejuízo durante a pandemia. “Tenho percebido que as aulas estão sendo vistas por pessoas de diversas partes do País. A internet derruba essas fronteiras, e assim a gente chega a lugares mais distantes”, salientou.