Por Rosa Meire Carvalho
Praias da Orla de Salvador reabriram de forma escalonada, a partir dessa segunda-feira, 21 de setembro, durante a terceira etapa de flexibilização das ações de confinamento no município. Conforme decisão do prefeito ACM Neto, baianos e turistas deverão se adequar aos procedimentos de segurança e ao escalonamento. Trechos importantes, como o Porto da Barra, Praias do Buracão e da Paciência (ambas no Bairro do Rio Vermelho), no entanto, permanecerão fechados.
Ficou definido que a abertura das praias aos frequentadores será feita para uso em dias específicos: entre esta terça e a próxima sexta-feira estarão liberados os seguintes trechos: praias de São Tomé de Paripe e Tubarão, situadas no subúrbio ferroviário; também a praia da Ribeira, localizada na região da Cidade Baixa, e duas outras da Orla principal da cidade, situadas em trechos bastante frequentados por turistas, as praias de Amaralina e também a famosa Itapuã. As demais praias estarão liberadas aos frequentadores e banhistas de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriados, no entanto, nenhuma praia poderá abrir. Os esportes coletivos, como os tradicionais “babas” estão proibidos. Somente atividades esportivas individuais ou em dupla podem ser praticados.
No anúncio feito na última sexta-feira, 18, o prefeito esclareceu que o objetivo das restrições apresentadas é evitar aglomerações que promovam a disseminação do coronavírus. O impedimento de acesso a duas praias bastante procuradas na Orla do Rio Vermelho foi justificada por serem os trechos do Buracão e da Paciência locais cuja faixa de areia é estreita e o espaço ao mesmo tempo, bem procurado por turistas e baianos.
O prefeito disse que as medidas são preventivas, uma vez que conforme ACM Neto, “a pandemia em nossa cidade está controlada, mas isso não quer dizer que ela esteja extinta”. O prefeito revelou que Salvador apresenta dados da doença em queda, quando registrou na semana passada redução de 31% na quantidade de vítimas fatais pelo coronavírus, em comparação à média móvel dos 14 dias anteriores. Os dados do Ministério da Saúde em 19 de setembro confirmam essa tendência de redução na média de novos casos e de mortes.
Visando à manutenção do controle no quadro de contaminação por Covid-19 o prefeito informou que a Prefeitura vai contar com a ação de fiscalização da Guarda Municipal visando coibir o desrespeito pelos usuários das praias às orientações quanto às medidas de afastamento, uso de dispositivos de proteção, como máscaras e de álcool gel. Conforme ACM Neto, o uso das praias será livre, mas não será permitido o comércio de ambulantes na areia, incluindo alimentos e bebidas.
“Não haverá limite de pessoas, mas o distanciamento de 1,5 metro entre os frequentadores deverá ser respeitado, bem como o uso da máscara. A exceção para a retirada da máscara só será permitida no momento em que os frequentadores estiverem na água”, disse.
————————————
* Com informações da Prefeitura de Salvador e do Ministério da Saúde
Deixar Um Comentário