Luciano Pimentel solicita inclusão dos produtores de arroz de Neópolis no Mão Amiga

Os parlamentares sergipanos aprovaram nesta terça, 21, a indicação nº 690/2021, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel. A propositura solicita ao Governo de Sergipe a inclusão da cadeia produtiva do arroz, do município de Neópolis, no programa social “Mão Amiga”, que assegura a subsistência dos trabalhadores rurais nos períodos de entressafra. Segundo o parlamentar, Neópolis tem na cultura do arroz um dos maiores pilares produtivos da cidade, sendo a única região do Estado que produz de forma concentrada. De acordo com ele, esse fato motivou o vereador do município, José Antônio (Nito), a apresentar a demanda e pedir apoio para assegurar que os produtores neopolitanos também sejam beneficiados com esse programa. “Cerca de 713 famílias de agricultores vivem diretamente do plantio do arroz, sendo esse o único meio de sustento familiar. E no período de entressafras, que compreende sete meses, surgem sérios problemas para essas famílias, que encontram dificuldades para arcar com os custos do lar”, destaca Luciano Pimentel. Com a aprovação na Alese, a indicação segue para o Governo do Estado e para Secretaria Estadual de Inclusão e Assistência Social – SEIAS.  (Foto: Jadilson Simões/Alese)

——-

Iran Barbosa participa das lutas pelo rateio das sobras do Fundeb

Pauta principal é a cobrança do cumprimento dos dispositivos previstos na Constituição Federal e na Lei Nacional n° 14.113/2021, que regulamenta o Fundeb Foto: Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe – Alese –, na manhã desta terça, 21, para destacar a sua participação na Assembleia Extraordinária dos professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju, realizada segunda, 20, na sede do Sindipema, e no ato do magistério público estadual, realizado em frente ao Palácio do Governo, na capital sergipana, na manhã desta terça-feira, 21, organizado pelo Sintese. Em ambos os espaços de luta, a pauta principal é a cobrança do cumprimento dos dispositivos previstos na Constituição Federal e na Lei Nacional n° 14.113/2021, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb –, que prevê que no mínimo 70% dos recursos do Fundo sejam destinados ao pagamento desses Profissionais. “Estamos cobrando, tanto do governo estadual, como do governo municipal de Aracaju e dos demais administradores municipais, que a parcela que cabe aos professores das chamadas sobras do Fundeb sejam asseguradas a esses profissionais, como estabelece a legislação de ensino que determina o mínimo de recursos a serem utilizados para o pagamento dos Profissionais da Educação”, disse.

——-

Prefeito de Santa Rosa faz balanço do ano e fala sobre projetos para 2022

Balanço geral sobre a administração em 2021 abordou as conquistas e dificuldades Foto: Ascom

Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo Santos Júnior, o “Júnior Macarrão”, fez um balanço geral sobre sua administração em 2021 e abordou as conquistas e dificuldades enfrentadas em mais um ano de pandemia, mudança de parte do secretariado e projetos para os próximos três anos à frente da Prefeitura. Com o objetivo de alinhar e buscar soluções para as dificuldades encontradas, Júnior Macarrão reuniu os secretários da Educação, Assistência Social, Saúde, Obras, Finanças, Obras, Controle Interno e Administração. “O momento é propício para avaliarmos a situação e projetar o novo ano com correções e novos projetos. Apesar de ter sido um ano bastante delicado, principalmente nas contas públicas, estamos correndo atrás em busca de soluções”, pontuou. O prefeito falou sobre as medidas de contenção de despesas que serão realizadas a partir de janeiro de 2022, devido ao bloqueio do Fundo de Partição dos Municípios – FPM. “Precisarei tomar algumas medidas rígidas para que possamos quitar dívidas e começar o ano com as contas pagas. É importante que todos tenhamos cautela e saibamos lidar com este tipo de situação que envolve toda a administração pública. O prefeito adiantou que irá precisar fazer alguns ajustes durante o período de três meses com os servidores contratados e comissionados de serviços não essenciais, pois a arrecadação de Santa Rosa de Lima vem exclusivamente de recursos federais e o Município não tem como aumentar os recursos neste momento”, explicou.

——–

Biscoito Bricelet é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe

“É uma satisfação muito grande ver uma propositura nossa ser transformada em lei”, afirma Maria Mendonça Foto: Assessoria Parlamentar

O “Bricelet”, biscoito fino produzido no Município de São Cristóvão, é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. O título foi conferido pela Lei 8.931/2021, sancionada recentemente pelo Governo do Estado, a partir de um Projeto de Lei Ordinária de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. “É uma satisfação muito grande ver uma propositura nossa ser transformada em lei, considerando que esse biscoito deixou de ser somente a fonte econômica que mantinha o Orfanato da Imaculada Conceição, passando a ser uma iguaria que representa, também, toda uma cultura da primeira capital de Sergipe”, comemorou a deputada. Maria, ao explicar sua iniciativa, ressaltou a história do biscoito, que tem origem Suíça e é herança das freiras beneditinas que viveram enclausuradas na antiga Santa Casa de Misericórdia, construída no estilo Barroco, no início do século XVIII e que funcionou primeiro como um Hospital de Caridade. “Em 1911, ela se tornou um Asilo para 11 anos mais tarde, tornar-se um orfanato, que era de responsabilidade das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição”, contou a parlamentar. De acordo com ela, a fabricação do biscoito foi fundamental para a sobrevivência dos conventos, “pois, a partir de 1834, com a extinção de ordens religiosas, foi ele que possibilitou a continuidade do lar dessas crianças órfãs até 2017”.

—–

Deputado Ibrain de Valmir promove o 1º torneio dos amigos no Centro-Sul

Deputado estadual Ibrain de Valmir participou no dia 19, do 1º torneio dos amigos de Ibrain no campo da Moita Redonda, em Lagarto Foto: Assessoria Parlamentar

O úlimo domingo foi dia de futebol e confraternização entre os amigos. Para encerrar o ano de 2021 de forma descontraída e animada, o deputado estadual Ibrain de Valmir participou no dia 19, do 1º torneio dos amigos de Ibrain no campo da Moita Redonda, em Lagarto. Apoiador do esporte, Ibrain de Valmir enfatizou a importância do evento.  “Duas coisas que eu valorizo muito é o esporte e as boas amizades, por isso decidimos organizar este torneio que a partir vai virar tradição na região Centro-Sul”, pontuou.