Alese realiza Balanço das atividades legislativas

Na próxima segunda-feira, 27 de dezembro, será realizada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese –, composta pelo presidente, Luciano Bispo, o vice-presidente, Francisco Gualberto, o 1º secretário, Jeferson Andrade, o 2º secretário, Luciano Pimentel, a 3ª secretária, Maisa Mitidieri, e o 4º secretário, Doutor Samuel; a apresentação à imprensa de um Balanço das Atividades Legislativas da Casa. O evento ocorrerá às 7h30, na Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória, localizada à Praça Fausto Cardoso, no Centro (Foto: Jadilson Simões/Alese)

———

Projeto de Lei do Senado que institui a certificação do artesanato brasileiro é aprovado na CAS

Matéria segue para apreciação da Câmara dos Deputados Foto: Assessoria Parlamentar

A Comissão de Assuntos Sociais – CAS –, em reunião deliberativa semipresencial ocorrida na manhã do dia 14, votou e aprovou por unanimidade, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 256/2015, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que institui o programa de certificação do artesanato brasileiro. A matéria, relatada pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), segue para apreciação da Câmara dos Deputados. A proposta de Maria do Carmo visa à valorização do artesanato brasileiro, a ampliação de sua presença no mercado nacional e internacional, bem como a garantia de maior reconhecimento, renda e qualidade de vida aos artesãos. “São inúmeras famílias que vivem desse importante ofício, mas que, infelizmente, não tem o devido reconhecimento e valorização”, disse a senadora, acrescentando que o sua iniciativa tem o propósito de estimular a competência técnica e empresarial dos artesãos e de suas unidades produtivas, assim como o desenvolvimento da consciência desses profissionais sobre os valores culturais, estético-formais e socioambientais relacionados à atividade.

——–

Deputada chama a atenção sobre a importância de ser doador durante Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Deputada estadual Maria Mendonça: “precisamos disseminar a relevância desta campanha” Foto: Assessoria Parlamentar

Autora da Indicação 175/2019 que garante isenção do pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA – no calendário do procedimento cirúrgico para doadores de medula óssea, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) aproveita a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea para chamar a atenção sobre a importância de ser um doador, bem como da necessidade de manter atualizado o cadastro de doadores já inscritos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea –REDOME.  “A semana segue até o próximo dia 21. Nesse período precisamos disseminar a relevância desta campanha, considerando que, em 2020, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para novos casos de leucemia foi de 10.810, sendo 5.920 acometendo homens e 4.890 mulheres. É um número muito alto e preocupante”, argumentou Maria. Segundo especialistas, para alguns casos da doença, já na forma aguda, é indicado o transplante de medula óssea. “Por isso, apelo hoje para o Poder Público se mobilizar nesta campanha e, também, para toda sociedade no sentido de se tornarem doadores. Um simples ato pode salvar muitas vidas”, declarou a deputada. Quer ser um doador? Clique no link e saiba como: (http://redome.inca.gov.br/doador/como-se-tornar-um-doador/) Se você já é um doador e quer atualizar seus dados, clique no link: (http://redome.inca.gov.br/doador/como-atualizar-os-dados/)

——

Belivaldo anuncia antecipação do salário dos servidores da Saúde, Educação e Administração Indireta para 23 de dezembro

Governador Belivaldo Chagas informa antecipação da folha de dezembro Foto: Arthuro Paganini/Supec

O governador Belivaldo Chagas informou nova antecipação do pagamento da folha de dezembro, com início para o próximo dia 23. Com isso, recebem na data, servidores ativos das Empresas, Autarquias, Fundações, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Já os servidores das demais secretarias, inativos e pensionistas recebem na sexta-feira , 24. O pagamento em dois dias diferenciados tem o intuito de evitar o deslocamento de muitas pessoas aos bancos ao mesmo tempo. Somado ao que já foi pago com a antecipação da segunda parcela do 13º salário e o pagamento da folha de novembro no último dia 30, o Governo de Sergipe injeta R$ 750 milhões na economia do Estado em menos de 30 dias.

——–

Iran participa de Ato do Magistério de Aracaju pelo rateio das sobras do Fundeb

Iran Barbosa participou do Ato Público organizado pelo Sindipema Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã da última quinta-feira, 16, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou do Ato Público organizado pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju, o Sindipema, em defesa do rateio das sobras dos recursos do Fundeb com os profissionais da Educação. Durante o ato, Iran dialogou com os seus colegas de carreira profissional, com os dirigentes do Sindipema, com os integrantes dos diversos grupos culturais que se apresentaram durante o ato e, também, com os cidadãos e cidadãs que acompanharam a atividade. Em sua fala durante o ato, Iran Barbosa destacou que os professores e professoras estão reivindicando, de forma acertada, que o saldo dos recursos da parcela do Fundeb destinada ao pagamento de profissionais da educação seja destinado à categoria, em cumprimento ao que estabelecem a Emenda Constitucional n° 108/2020 e o artigo 26 da nova Lei do Fundeb, que determinam que, no mínimo, 70% dos recursos do Fundo têm que ser destinados ao pagamento dos profissionais da educação básica em efetivo exercício. “Portanto, é preciso que a Administração Municipal de Aracaju, assim como a Administração dos demais municípios e do governo do Estado adotem as medidas cabíveis para que o atendimento ao que determina a Constituição e a Lei do Fundeb seja garantido ainda neste exercício financeiro”, defendeu Iran Barbosa, destacando que diversas outras unidades federadas brasileiras estão adotando medidas com esta finalidade.