Repúdio ao reajuste salarial para ministros do STF

O deputado estadual Georgeo Passos, Rede, usou o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – na segunda-feira, 13, para repudiar a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF -, que na semana passada aprovou reajuste do salário dos seus ministros em 16,38%. Para o parlamentar, esse aumento vai na contramão do momento de crise financeira em que vive o País. “Para os grandes, tudo. Para a grande massa dos trabalhadores, nada”, criticou o deputado. “O Poder Judiciário parece ter perdido o tom neste momento de dificuldade financeira. Lógico que todo servidor tem o direito, mas essa classe já é bastante beneficiada com altos salários e auxílios como o de moradia. Sabemos que o Judiciário tem a sua autonomia, mas tem que entender que neste momento é importante cortar gastos. Fica aqui o nosso repúdio e o nosso pesar desta decisão do Supremo. Afinal de conta, eles já são o teto do funcionalismo público”, afirmou o parlamentar. (Foto: Jadilson Simões / Alese)

 

Estabilidade dos servidores da FHS

Projeto de Lei que garante estabilidade aos servidores da FHS é encaminhado a Alese  Foto: Sueli Carvalho

O Governo do Estado encaminhou, ontem, 13, à Assembleia Legislativa do Estado – Alese -, o Projeto de Lei que dispõe sobre a transformação do Quadro de Pessoal Especial da Fundação Hospitalar de Saúde, de que trata o art. 18 da Lei nº 6.347, de 2 de janeiro de 2008. O Projeto garante aos profissionais o vínculo funcional com a Fundação Hospitalar de Saúde- FHS – e o mesmo regime celetista atual, assegurando-lhes a irredutibilidade de vencimentos, outros direitos, vantagens e obrigações funcionais, previstas na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, e nos respectivos contratos de emprego. Conforme dispõe o documento, os profissionais serão cedidos à Secretaria de Estado da Saúde, nela permanecendo até o rompimento dos seus vínculos por qualquer das hipóteses legalmente permitidas.

 

Estabilidade de outros servidores públicos

Foto: César de Oliveira / Alese

O deputado estadual Gilmar Carvalho, PSC, após confirmação da entrega, pelo Executivo, do projeto que estabiliza servidores da Fundação Hospitalar de Saúde, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – e destacou a importância da adequação nos moldes do projeto proposto por ele em abril. De acordo com o deputado, é importante adicionar ao Projeto do Governo a antecipação a uma possível diminuição da máquina pública nos próximos anos e garantir a estabilidade de outros servidores públicos que possam ser prejudicados por possíveis fusões ou extinções de órgãos do Governo. O parlamentar quer que seja garantida a estabilidade aos servidores públicos, se houver qualquer possibilidade de fusão ou extinção de secretarias.”É importante que no mesmo diapasão em que se encontrou uma saída para os concursados da FHS, tenha uma antecipação a essa possibilidade, que é concreta. Eu vou levar essa pauta ao líder do Governo, e quem sabe a gente consiga convencê-lo a inserir no projeto do Executivo”, garantiu.

 

Iran ressalta importância da UFS em Sessão Especial

Iran destacou os marcos importantes que a UFS trouxe para o Estado de Sergipe  Foto: Gilton Rosas / Câmara Municipal de Aracaju

O vereador Iran Barbosa, PT, participou, na manhã da segunda-feira, 13, de uma Sessão Especial, na Câmara Municipal de Aracaju, em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe – UFS. O vereador destacou que a UFS trouxe marcos importantes para o Estado de Sergipe, que vive outra realidade com a presença e a contribuição da Universidade durante esses anos.  “A Universidade tem um significado marcante na nossa história. Além de mudar o perfil do Estado como Instituição política, a UFS mudou a vida dos sergipanos, trazendo oportunidades, projetos e programas, proporcionando uma formação mais elevada para o nosso povo”, externou Iran, que foi aluno da Universidade, no final da década 80, no curso de História, e no começo da década de 90, no curso de Direito.