Ex-ministro Geddel Vieira Lima é preso

O ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, foi preso nesta segunda, 3, pela Polícia Federal, na Bahia. O motivo da prisão, de acordo com o Ministério Público Federal – MPF -, seria o fato de que o político baiano estaria tentando obstruir a investigação de supostas irregularidades na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, a prisão se deu em cumprimento a uma ordem judicial que atendeu a pedido da Polícia Federal e da força-tarefa Greenfield – que também é responsável pelas operações Sépsis e Cui Bono. A prisão é de caráter preventivo e tem como fundamento elementos reunidos a partir de informações fornecidas em depoimentos recentes do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva – sendo os dois últimos em acordo de colaboração premiada. No pedido enviado à Justiça, os autores afirmaram que o político tem agido para atrapalhar as investigações. O objetivo de Geddel seria evitar que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o próprio Lúcio Funaro firmem acordo de colaboração com o Ministério Público Federal. Para isso, tem atuado no sentido de assegurar que ambos recebam vantagens indevidas, além de “monitorar” o comportamento do doleiro para constrangê-lo a não fechar o acordo. Em nota, a defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima definiu a prisão preventiva como “absolutamente desnecessário”. Foto: Agência Brasil

 

Fernando de Araújo Menezes é o novo procurador-geral da Prefeitura de Boquim Foto: Divulgação/Ascom-Boquim

Boquim tem novo procurador-geral

O município de Boquim tem novo procurador-geral. Foi nomeado para o cargo, na quarta, 28 de junho, o advogado Fernando de Araújo Menezes. O convite foi feito a ele pelo prefeito Eraldo de Andrade. Ele substituirá o advogado Valdeonor Fontes dos Santos que, por motivos particulares, entregou o cargo. Fernando de Araújo Menezes é natural de Estância/SE. Diplomado Bacharel em Direito no ano de 1987, exerce a advocacia desde 1999, com especialização em diversas áreas do Direito, inclusive Gestão Pública. Possui, ainda, diversos cursos nas áreas de planejamento estratégico, administração e gestão de recursos, é pós- graduando em Gestão e Direito Municipal e sócio do escritório Carvalho Menezes &  Advogados Associados, localizado em Aracaju.

 

 

Câmara de Propriá aprova protocolo de intenções do Conivales

O Plenário da Câmara Municipal de Propriá aprovou, por unanimidade, a ratificação do protocolo de intenções pelo Poder Legislativo do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco – Conivales. A aprovação ocorreu no dia 27 de junho. Entre as vantagens do Conivales estão a realização de compras compartilhadas e a gestão associada de serviços.

 

Ronaldo Oliveira compõe Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente Foto: Divulgação/Ascom-Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda

Novo integrante do Fórum Permanente de Educação

O secretário municipal de Educação de Itaporanga D’Ajuda, Ronaldo Oliveira, é indicado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime -, seccional Sergipe, para compor, ao lado do secretário de Educação de Tobias Barreto, Diogo Lázaro, o Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente – Foperb -, como titulares. A indicação do secretário Ronaldo Oliveira foi aprovada por todos os dirigentes dos municípios sergipanos, que fazem parte da Undime, demonstrando, assim, que a reestruturação da Educação em Itaporanga D’Ajuda está sendo observada por todo Sergipe. “Essa conquista da Educação itaporanguense é fruto da autonomia dada pelo prefeito Otávio Sobral, que visualiza a educação como investimento e não despesa”, destaca Oliveira.

 

Fames se posiciona contrária ao fim de zonas eleitorais

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – Fames – lamentou por meio de nota pública assinada pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, Marcos José Barreto, as resoluções 23.512/2017 e 23.520/2017 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE -, que determinou medidas de rezoneamento em todos os Estados da Federação. Em Sergipe, foi expedida a extinção das zonas eleitorais de Laranjeiras, Poço Verde, Neópolis, Cedro de São João, Cristinápolis e Frei Paulo. A justificativa é que a medida tem como objetivos aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, com foco na qualidade do atendimento ao eleitor brasileiro. “A Fames se soma à Associação de Magistrados de Sergipe que ajuizou uma ação perante ao Supremo Tribunal Federal pedindo a inconstitucionalidade das resoluções, consideradas antidemocráticas e prejudiciais no que se diz respeito à prestação dos serviços jurisdicionais eleitorais”, afirma a nota. Ao final, a Fames declara que “espera que o movimento contrário à medida da Presidência do TSE surta o efeito necessário, que é o retorno das respectivas zonas eleitorais, evitando tamanho prejuízo à população”.

 

Foto: Divulgação/ Ascom-Gabinete do senador Antonio Carlos Valadares

Projeto de Valadares vai a sanção

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta, 28, em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ -, o projeto de lei do senador Antonio Carlos Valadares – PSB-SE – em parceria com a senadora Lídice da Mata – PSB-BA -, que inclui o Vale do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba – Codevasf. Com a aprovação do projeto, que teve relatoria do também sergipano, André Moura, PSC, a proposta vai para a sanção presidencial. Ao todo, 31 municípios, sendo 18 na Bahia e 13 em Sergipe, serão beneficiados com as atividades da companhia. “Tudo isso vai induzir em melhoria socioeconômica das condições de vida e emprego da população local, especialmente os pequenos produtores rurais”, destaca Valadares.