Temer se pronuncia e critica Janot
O presidente da República, Michel Temer, realizou pronunciamento na tarde desta terça-feira, 27, e contestou a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No discurso disse que a sua preocupação é mínima com a denúncia e que a peça de Janot é uma obra de ficção. Além disso, afirmou que a denúncia era uma obra de ilação. Acompanharam o pronunciamento ministros e parlamentares da base governista.

Denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é pública e baseada em fartos elementos de prova Foto: José Cruz/Agência Brasil
PGR emite nota de esclarecimento
Em nota, a Procuradoria-Geral da República diz que “a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da República, Michel Temer, nessa segunda-feira, 26 de junho, é pública e baseada em fartos elementos de prova, tais como laudos da Polícia Federal, relatórios circunstanciados, registro de voos, contratos, depoimentos, gravações ambientais, imagens, vídeos, certidões, entre outros documentos, que não deixam dúvida quanto à materialidade e a autoria do crime de corrupção passiva. A peça foi submetida à análise do Supremo Tribunal Federal e seguirá o trâmite previsto na Constituição Federal”.

Nicolao Dino: o mais votado na lista tríplice Foto: João Américo/Secom PGR
Lista triplice é definida
Nesta terça, 27, foi definida a lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República. Os subprocuradores-gerais da República Nicolao Dino de Castro e Costa Neto (621 votos), Raquel Elias Ferreira Dodge (587 votos) e Mario Luiz Bonsaglia (564 votos) foram os escolhidos. A votação promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR – teve início às 9h e foi encerrada às 18h. Com um quórum histórico de 85%, a votação contou com 1.108 eleitores. Agora, os três nomes mais votados serão enviados ao presidente da República Michel Temer. Em seguida, o nome do indicado será encaminhado para o Senado Federal, onde passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e depois por votação no Plenário da Casa.
Greve geral
Está marcada para esta sexta-feira, 30, mais uma greve geral. Em Aracaju, a concentração acontecerá às 14h, na Praça General Valadão. Para tratar das atividades de luta organizadas para a greve nacional, a Frente Brasil Popular realiza Coletiva de Imprensa, nesta quarta-feira, 28, às 7h, na sede da Central Única dos Trabalhadores – CUT/SE -, em Aracaju, localizada na Rua Porto da Folha, 1.039, Bairro Getulio Vargas.
Ponto facultativo
Nesta quinta-feira, 29, Dia de São Pedro, as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta não vão funcionar. É que o Governo do Estado decretou ponto facultativo, conforme previsto no decreto estadual de número 30.438, de 27 de dezembro de 2016. Somente funcionarão os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população. Na sexta-feira, 30, as atividades administrativas ocorrem sem alterações.

Iran: “Não posso ficar silencioso diante desse cenário que o secretário da Fazenda desenha para as finanças do município” Foto: Gilton Rosas
Iran rebate secretário
“Não há razões para Jeferson Passos fazer falas derrotistas e pessimistas quanto à real possibilidade de reajuste para os servidores municipais, ventilando possíveis atrasos no pagamento”. Não posso ficar silencioso diante desse cenário que o secretário da Fazenda desenha para as finanças do município”, afirmou o vereador Iran Barbosa (PT) ao posicionar-se duramente para rebater as declarações do secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, que em entrevistas e em sua fala na Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, entre outras coisas, coloca dificuldades para garantir a Revisão Geral Anual dos Salários dos Servidores e o reajuste do valor do Piso Salarial do Magistério; além de começar a aventar a possibilidade de atraso no pagamento dos salários dos Servidores Municipais. O vereador reapresentou hoje, 27, na tribuna da Câmara dados oficiais da Secretaria Municipal da Fazenda que contradizem a fala do próprio secretário.

Henri Clay propôs que a entidade impetre imediatamente com Mandado de Segurança contra omissão abusiva do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia Foto: Divulgação/OAB-SE
Henri Clay critica postura de Rodrigo Maia
Nesta terça, 27, em sessão Pleno do Conselho Federal da OAB, em Brasília, o presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, propôs que a entidade impetre imediatamente com Mandado de Segurança contra omissão abusiva do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer foi protocolado na Câmara dos Deputados há mais de 30 dias, mas ainda se encontram no gabinete da presidência à espera do mero despacho de recebimento. “A conduta do presidente Rodrigo Maia tem sido indigna e desrespeitosa. É acintosa a sua postura omissiva quanto aos pedidos de impeachment. Trata-se de abuso do poder de lesa pátria, porque ofende os valores e os princípios republicanos e democráticos, contribuindo para agravar a crise política e assolar a credibilidade do Congresso Nacional,” enfatiza Henri Clay Andrade.
Deixar Um Comentário