A importância da equidade salarial entre homens e mulheres tem sido reafirmada pela Poiesis, Organização Social de Cultura que há 16 anos atua na gestão dos Programas Culturais do Governo do Estado de São Paulo. O resultado está no Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, recentemente divulgado no site do Emprega Brasil. Esse levantamento revela que homens e mulheres são admitidos na Poiesis em condições de igualdade, recebendo salários contratuais idênticos.

Atualmente, a equipe é composta por 638 funcionários, sendo 307 mulheres e 328 homens. A remuneração média das mulheres equivale a 97,3% em relação aos homens, evidenciando uma diferença de apenas 2,7% percentuais e reforçando a paridade de gênero. Esses são alguns dos dados presentes no Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, fornecidos pela Poiesis ao Ministério do Trabalho e Emprego, em conformidade com a Lei nº 14.611/2023 e o Decreto nº 11.795/2023.

Segundo Rosângela Sanches, coordenadora do RH, a Poiesis pratica critérios de remuneração baseados em plano de carreira, trajetória profissional e capacidade de trabalho em equipe, sem distinção de gênero. A OS de Cultura considera a formação e a experiência necessárias para ocupar cargos administrativos, técnicos, especializados e executivos. Essa abordagem visa criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, promovendo o desenvolvimento profissional de todos os colaboradores, com o intuito de reter talentos e fortalecer a diversidade nos Programas Culturais que gerencia.

Essa iniciativa da Poiesis não apenas reforça o compromisso com a equidade de gênero, como também serve como exemplo para outras organizações, demonstrando que é possível alcançar a igualdade salarial em todos os setores da sociedade. Clique aqui para conhecer o trabalho da Poiesis e para acessar o relatório completo.

————————–

Fonte: Ascom

Imagem: Freepik