A Prefeitura de Aracaju inicia, nesta quarta-feira, 8, o processo de cadastro de voluntários – sob a coordenação do Centro de Educação Permanente em Saúde – Ceps -, da Secretaria Municipal da Saúde – SMS -, para o recrutamento de interessados em se somar às equipes da SMS, nas diversas áreas de atuação da pasta.

De acordo com a coordenadora do Ceps, Jane Curbane, todo o processo será feito em etapas. “O primeiro momento é saber quais as áreas de atuação desses profissionais. Em seguida, faremos o chamamento e, depois, uma capacitação para que eles possam atuar junto às equipes da Saúde do Município. A seleção será feita por categoria e só depois veremos, no Plano de Contingência, em quais serviços eles serão lotados”, explica.

A coordenadora destaca que todas as etapas e processos respeitarão o que está definido no Plano. “A Prefeitura está desenvolvendo uma série de ações voltadas para o enfrentamento do coronavírus e todas elas seguem de acordo com a evolução do quadro [da doença] na cidade. Portanto, o mesmo vai acontecer com o recrutamento desses voluntários, ou seja, vamos designá-los para atuar onde for necessário, de acordo com o perfil de cada um deles, seja no atendimento no 156, nas unidades de referências de síndromes gripais, ou mesmo nos contêineres dispostos nos hospitais municipais”, ressalta Jane.

Formulário

Simples e direto, o formulário, tanto para profissionais quanto para estudantes, é composto de três etapas. A primeira delas para preenchimento de informações profissionais; a segunda, para dados pessoais (nome, endereço, telefone, etc); e a terceira, para saber a disponibilidade do voluntário.

Conforme demanda, esses profissionais serão chamados por blocos, para, antes da atuação em cada local – UBS, hospitais ou atendimentos no contêiner -, receber treinamento específico voltado para onde será seu local de trabalho.

 

Fonte: PMA

Foto: Ascom / SMS