A Placas do Brasil, empresa brasileira genuinamente capixaba, especialista na produção de painéis de MDF de alta qualidade, produzidos com madeira de eucalipto procedente de florestas 100% renováveis, apresenta sua primeira coleção de revestidos: A Identidades, à venda nas revendas no Sergipe, cujos contatos se encontram no site da indústria (www.placasdobrasil.com.br), de acordo com o Estado.
Para o lançamento da coleção Identidades, a Placas do Brasil buscou na tropicalidade a sua versão mais rebuscada e significativa. É uma coleção rica em detalhes que expressa o jeito brasileiro de ser, a cultura e as belezas naturais exuberantes. A empresa se inspirou nos momentos históricos e no DNA das florestas tropicais para criar este projeto.
O design brasileiro passa por um momento ímpar de reconhecimento nacional e internacional, por isso nada mais conceitual do que trazer a primeira coleção da Placas do Brasil inspirada na criatividade plural e na tropicalidade brasileira.
A Coleção Identidades possui 30 padrões com texturas diferentes sentidas no toque dos dedos e em cinco nichos inspiracionais que se harmonizam entre si:
Poro Natural: A natureza em sua essência, traz a sensação do poro natural da madeira à flor da pele, clássica sem ser datada, imprime um toque sensorial mate, poros delicadamente profundos e com naturalidade.
Linheiro: Inspirada na naturalidade do corte longitudinal das toras de madeira, o aspecto tátil e visual dos veios marcados e desenhado em sua textura linheira, originário das alternâncias do seu brilho e relevo ondulado que salientam a superfície com suaves movimentos.
Tear: A arte de tear é um verdadeiro trabalho artístico, a textura dá um toque artesanal para o padrão, retrata perfeitamente o aconchego e a maciez aveludada como nos mais nobres tecidos, contextualiza conforto em sua mais autêntica expressão.
Veja os tipos de padrões essas texturas inspiradas na história, florestas, geologia, cultura e sabores brasileiros:
Madeiras rústicas: Contam a história do Brasil. Os painéis possuem estruturas de veios da madeira robustas e envelhecidas, sofridas com as ações do tempo durante pouco mais de 500 anos. Apresentada em 3 tonalidades diferentes: clara, média e escura.
Áurea Imperial: homenageia a Lei Áurea, que se refere a lei que pôs fim a forma desumana de exploração do trabalho no Brasil em 1888. Inspirado no design escandinavo, nórdico e minimalista, apresenta uma madeira de cor clara contrastando suaves tons de preto em sua estrutura rústica, proporcionando sensações de luz e amplitude aos ambientes. A superfície com ações de intemperes combinada a sua tonalidade leve, confere elegância e modernidade a móveis e revestimentos.
Caravela: Inspirado nos convés das antigas embarcações portuguesas que contam a história da colonização do nosso país, Caravela é um padrão de estrutura rústica que apresenta pequenas imperfeições sofridas por ações de intemperes durante pouco mais de 500 anos. Um acabamento de tonalidade escura e memorável, que traz uma sensação arrojada, contemporânea e elegante.
Vila Velha: Desembarcando em Vila Velha, onde inicia-se a colonização do solo espírito santense. O clássico desenho do carvalho com aspecto rústico, porém conectado totalmente com o momento atual que traz na sua coloração a madeira rosada. O padrão jovem, prático e versátil torna-se perfeito para cozinhas, dormitórios e ambientes de interiores, nos quais desejam o efeito de luz e amplitude. Sua tonalidade contrasta suavidade com sofisticação. Uma ótima opção para ambientes clássicos com um toque despojado.
Madeiras brasileiras: Inspiradas nas florestas é a essência desta Coleção. São clássicos ressignificados como Freijó, Jacarandá e a Macanaíba que é uma madeira histórica do Espírito Santo.
Freijó: madeira brasileira de estrutura clássica e tendência memorável em virtude da sua atemporalidade e infinitas composições com outros elementos e cores. Disposição de suaves movimentos, catedrais alongadas, veios enegrecidos e tonalidade variando do mel ao dourado, ideal para trazer a naturalidade da terra para o acabamento. Características tão particulares tornam esse padrão inconfundível e de aposta assertiva.
Jacarandá: De uso generalizado no mobiliário do barroco brasileiro e bastante marcante nos móveis dos anos 60. O Jacarandá, vem de forma leve e ressignificada, perdendo um pouco sua seriedade e ganhando versatilidade. Um padrão clássico, sóbrio e de tonalidade terrosa suavemente avermelhada, que mesmo sozinho garante um clima nostálgico e elegante.
Macanaíba: Uma homenagem a clássica madeira regional do Espírito Santo, a Macanaíba vem de forma ressignificada e afetiva, isso faz com que o padrão fique muito mais leve, convidativo e aconchegante. A suavidade da madeira, com movimento uniforme, segue a tendência das estruturas ricas em detalhes naturais e dos tons escuros com um toque de dourado. Ideal para projetos que a intensão é trazer a nostalgia de forma sucinta. Quando combinado a tons claros e brilhantes, predomina seu lado natural, acolhedor e delicado.
Madeiras contemporâneas: Tem a temática inspirada em quilombos e tribos indígenas que traz na essência nomes brasileiros.
Nogueira Caiapó
Elmo Aracruz: é o único município capixaba que possui índios aldeados. Com a suavidade da madeira clara e uma estrutura extremamente linheira, esse padrão oferece leveza, versatilidade e proporciona amplitude aos ambientes com a força e a beleza das tribos indígenas. Seu acabamento delicado e com um toque sutil de rose é perfeito para ambientes de estilos provençal e romântico.
Elmo Palmares: O Quilombo dos Palmares é considerado o maior símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil. É um padrão madeirado de tonalidade clara e agradável que possui veios marcados proporcionando discrição e autenticidade ao mobiliário. Extremamente versátil e atemporal se encaixa perfeitamente dentro do nicho de padrões essencial.
Nogueira Caiapó: Os Caiapós são índios, que vivem em uma extensa área localizada nos estados do Mato Grosso e do Pará, ao longo dos afluentes do rio Xingu. Nogueira Caiapó, remete a busca pelo essencial, uma diferenciação em relação às tendências sazonais e de curta duração. De tonalidade amendoada, busca ressaltar a naturalidade da madeira com nuances de catedrais e detalhes da estrutura linheira. A aparência autêntica desta nogueira, que assume uma posição mais discreta, mas com um refinamento despojado garantindo seu encanto.
Híbridos: Inspirados nos ritmos musicais brasileiros, estes padrões apresentam formas orgânicas ousadas e bem contemporâneas.
Tropicália
Congo Capixaba: é um gênero musical nascido no Espírito Santo. O ritmo vem dos tambores, cuícas e casacas. O padrão traz a originalidade do cimento queimado, alinhado ao estilo urbano e industrial, garantindo um visual contemporâneo ao ambiente. A Estrutura do concreto é versátil, rica em nuances, permitindo composições elegantes e despojadas com diferentes elementos.
Tropicália: Os padrões de rochas naturais estão em alta permitindo versatilidade na aplicação em painéis, tampos, portas e corpo dos móveis. Tropicália, traz a sofisticação do mármore capixaba contrastando a tonalidade do cinza com o terroso entre veios brancos e rosados de forma harmônica e elegante. Uma composição assertiva para quem quer trazer um acabamento natural, clássico e contemporâneo para o ambiente.
Samba: é considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. Interpretação do aço corten no painel de MDF com uma alusão ao bronzeado e ao dourado da mulata brasileira. A superfície com o efeito perlucente gera uma proposta metalizada as quais transmitem com perfeição o brilho do metal. Ideal para quem deseja criar um projeto despojado e moderno.
Unicolores e Tecidos: São inspirados em aromas e sabores brasileiros, por isso nomes como Pitanga, Café Torrado e Castanha de Caju.
Caravela e Café Torrado
Pitanga: Uma fruta nativa brasileira, de sabor agradável, que varia entre o doce e o adstringente: a Pitanga. Um rose adulto e empoderado com efeito perlucente, proporciona um aspecto de cor quente, elegante e com um toque de delicadeza e ousadia. Discreto e com personalidade incorpora uma proposta de não rotular gênero e idade a cor. O padrão combina com qualquer espaço que tenha uma proposta mais sofisticada, contemporânea e divertida.
Café Torrado: De grãos selecionados e aroma encantador: O Café Torrado traz em sua essência uma tonalidade quente e atemporal, inspirada nos tons terrosos e cores doces. Sofisticado e sóbrio, é um padrão bastante eclético e moderno. Seu tom terracota faz-se neutra ou imponente conforme o arranjo do ambiente. O acabamento ideal para projetos que demandam discrição sem perder a elegância.
Castanha de Caju: De aparência exótica e sabor singular, a Castanha de Caju é perfeita para enriquecer e diversificar pratos da culinária tropical. Padrão de tonalidade neutra encanta pela leveza e a possibilidade infinita de combinações. Sua textura única remete ao delicado toque do tecido e valoriza peças de mobiliário com desenho e acabamentos impecáveis. Cor extremamente versátil, discreta e elegante.
Esta Coleção valoriza as características e suas identidades, bem como suas vertentes de diversidade. A identidade está em cada padrão, paletas energizantes, texturas agradáveis que renovam o visual em produtos cheios de personalidade.
A Placas do Brasil reconhece na natureza a origem de tudo e exalta de forma contemporânea sua coleção, produzindo painéis de MDF revestidos para criar ambientes que sejam extensões contemplativas desta natureza. Um refúgio aconchegante e agradável onde as formas e conceitos convergem para além da sua funcionalidade aparente e atinjam um estado poético de existência.
—————————————
Fonte: Placas do Brasil
Foto: Ascom
Deixar Um Comentário