Em razão dos impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) e da redução abrupta dos preços e da demanda de petróleo e combustíveis, a Petrobras adotou diversas ações para redução de custos e preservação do caixa, além das medidas para preservar a saúde dos colaboradores e apoiar na prevenção da doença nas áreas operacionais e administrativas.

Entre as ações anunciadas na última quinta-feira, 26, está a hibernação das plataformas em operação em campos de águas rasas, com custo de extração por barril mais elevado, que, em virtude da queda dos preços do petróleo, passaram a ter fluxo de caixa negativo. A produção atual de óleo desses campos é de 23 mil bpd e os desinvestimentos nesses ativos continuam em andamento.

A decisão abrange as plataformas da companhia localizadas em águas rasas do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e no Polo Garoupa da Bacia de Campos e segundo a estatal faz parte de um conjunto de medidas que tem por objetivo a redução da sobreoferta no mercado externo e diminuição da exposição pela redução da demanda mundial de petróleo causada pela pandemia do coronavírus e crise do petróleo.

 

* Com informações da Petrobras

Foto: Agência Petrobras