A Pesquisa CNI/Ibope, divulgada na quinta-feira, 27, revela que a maioria da população brasileira desaprova o Governo do presidente Michel Temer. De acordo com o levantamento, o Governo, a popularidade dele caiu fortemente entre março e julho de 2017 e atingiu o nível mais baixo. O percentual dos que avaliam o Governo como ótimo ou bom recua de 10% em março para 5% em julho, enquanto o percentual dos que avaliam o Governo como ruim ou péssimo sobe de 55% para 70%. O percentual dos entrevistados que confiam no presidente Temer cai de 17% para 10% e daqueles que aprovam sua maneira de governar, de 20% para 11%.
Este é o nível mais baixo de popularidade do presidente desde que assumiu o Governo. Além disso, segundo a pesquisa, o percentual de avaliação como ótimo ou bom é o pior desde o final do Governo de José Sarney, em julho de 1989, que foi de 7%. Em avaliação de ruim ou péssimo, está igual ao Governo de Dilma Rousseff próximo do impeachment, 70%.
Houve queda na aprovação em relação a todas as nove áreas de atuação avaliadas, sendo que a de pior avaliação foram os impostos (87%); em seguida está a Saúde com 85% de reprovação; Taxa de juros conta com 84% de desaprovação; Segurança pública e combate ao desemprego também registraram percentuais de desaprovação superiores a 80%.
Com relação à confiança também houve queda. O percentual dos entrevistados que confiam em Temer caiu de 17%, em março, para 10%, em julho. Já 87% não confiam no presidente; na última avaliação, esse percentual era de 79%. O nível de pessoas que desaprova a maneira do presidente Temer governar também subiu de 73% para 83%. Entre os que aprovam a maneira de governar, eram 20% em março, agora são apenas 11%.
Para 52% dos entrevistados, o Governo Temer está sendo pior que o Governo da presidente Dilma Rousseff. Em março, esse índice era de 41%. Já 11% acham que o Governo Temer está sendo melhor e 35% consideram igual ao Governo Dilma.
A pesquisa aponta que o tempo restante do Governo também não tem percentuais positivos. Para 65% dos entrevistados, o restante do Governo será ruim ou péssimo, para 22% será regular e para 9% será ótimo ou bom.
* Com informações da Confederação Nacional da Indústria – CNI
Deixar Um Comentário