A prática de exercícios físicos aliada a hábitos saudáveis de alimentação contribui para uma boa qualidade de vida e é o caminho mais indicado por especialistas por quem busca a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra. De acordo com dados do Panorama Setorial publicado pela Fitness Brasil em 2022, o Brasil é o segundo país no ranking mundial em número de estabelecimentos voltados para a saúde e alunos matriculados, com cerca de 35 mil academias e 9,6 milhões de frequentadores no país.

Os números servem para ilustrar o cenário brasileiro do mercado da nutrição esportiva, que segundo dados apresentados em 2020 pela empresa pesquisadora de mercados Euromonitor International, crescerá em média 9,6% ao ano até 2027, com um faturamento que deverá ultrapassar R$ 4 bilhões. A professora do curso de Nutrição da Estácio, Marcella Tamiozzo, comenta que a nutrição esportiva é muito mais do que o mercado de suplementos, mas uma área cuja importância vem crescendo e sendo mais valorizada por quem busca resultados positivos.

– Esta especialidade é voltada para o atendimento a atletas ou praticantes de atividade física regular, cujos principais objetivos são promover a saúde, equilibrar as necessidades energéticas, oferecer os nutrientes básicos, permitir uma recuperação adequada e rápida, atuar como recurso ergogênico, diminuir a velocidade de perda de rendimento, reduzir a ação dos radicais livres. Para os atletas, ela busca melhorar seu desempenho físico e otimizar a recuperação pós-exercício, integrando a dieta com a prática esportiva com foco na melhoria do desempenho e da saúde em geral, afirma a nutricionista.

Marcella destaca que a alimentação é um dos fatores que pode limitar o desempenho do atleta e a nutrição esportiva tem como objetivo fornecer os nutrientes adequados ao organismo, de acordo com a necessidade e objetivo do paciente, e com a rotina de treinos, e dessa forma contribuir com um programa de exercícios com objetivo específico, desde a melhoria da saúde até o aumento de força, por exemplo.

– Diferentes tipos de exercícios e diferentes esportes apresentam necessidades diferentes de energia e de nutrientes e, portanto, a ingestão de alimentos precisa ser ajustada de acordo com estas necessidades. Determinadas estratégias nutricionais podem melhorar o desempenho, a recuperação após o exercício e resultar em adaptações mais significativas ao treinamento. Uma dieta balanceada, adequada em quantidade e qualidade, de acordo com as recomendações em geral, é importante para a formação, reparação e reconstituição dos tecidos, mantendo sua estrutura e suas funções, possibilitando assim a realização dos exercícios.

A nutricionista lembra a importância de ter o acompanhamento de um especialista em nutrição esportiva para quem está iniciando uma atividade esportiva.

– Uma pessoa que pratica atividade física intensa e regular necessita de uma alimentação adequada antes, durante e depois do treino para que possa ter um bom desempenho e menor probabilidade de sofrer lesões ou doenças, independentemente de qual seja o objetivo: em desempenho, estéticos ou de qualidade de vida. E o acompanhamento de um profissional que entenda suas necessidades fará toda a diferença para que ele conquiste o resultado desejado.

Oportunidades e especialização

Os dados da pesquisa apontam oportunidades de especialização para os profissionais da área e para quem acaba de escolhê-la. A professora do curso de Nutrição da Estácio explica como podem ser esses passos:

– Após a conclusão da graduação em Nutrição, o profissional pode fazer sua especialização em Nutrição Esportiva, que geralmente dura entre 1 e 2 anos. O nutricionista esportivo tem como foco melhorar a condição de saúde do paciente e o desempenho na área esportiva em que atua. Assim, o atendimento do nutricionista esportivo é diferente do atendimento de um nutricionista tradicional. É preciso entender a bioenergética e fisiologia do exercício, podendo assim elaborar uma dieta personalizada, que atenda às necessidades do paciente, pontua a professora da Estácio.

A especialista em Nutrição Esportiva observa que este profissional pode atuar em academias, clubes e equipes desportivas, consultório particular, e também na docência, abrindo um leque de opções profissionais por quem escolher o ramo.

——————————–

Fonte: Estácio

Foto: Ascom Estácio